quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Bruxas e não só...

Cuidado com as bruxas que por esta noite andarão pelos Açores, entre Corvo e Santa Maria. Mas atenção também a todas as outras horripilantes criaturas que esta noite aproveitam para se divertir à nossa custa... cuidado, não mostrem muito o pescoço...
Divirtam-se mas sem excessos e, já agora, sem prejudicar aqueles que não querem participar da brincadeira.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

"Repensar a Universidade" in Açoriano Oriental

Depois de ler o editorial do Açoriano Oriental, de 26 de Outubro, apraz-me perguntar ao sr. reitor da Universidade dos Açores:
- Já repensou a universidade?

Obviamente, já. Mas não como se lhe exige, certamente...

domingo, 28 de outubro de 2007

Nirvana com pronúncia micaelense

Parece que o Kurt Cobain cantava com pronúncia micaelense... será que tinha familiares de S. Miguel?

sábado, 27 de outubro de 2007

Touradas & Marradas 2007


Vejam o que acontece a quem brinca com touros...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Barcos... nos Açores?

Alguém sabe se no próximo ano haverá transporte marítimo de passageiros, durante o Verão, em navios capazes de navegar cá pelos Açores?

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Açoriana (1949)

Ser açoriana é
Estar em casa de
Xaile enrolado no corpo e de
Olho no mar

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Pilotos da SATA e da TAP em greve

É por esta e por outras que os açorianos estão mal servidos em termos de transportes aéreos. Se houvesse mais alternativas para viajar dentro dos Açores e dos Açores para fora, talvez a probabilidade de um passageiro ficar a secar no aeroporto e ver cancelado o seu voo, muito dispendioso certamente, seria menor.
Não ponho em causa a atitude das administrações da SATA ou da TAP, visto que estão a defender aquilo que consideram uma boa gestão das empresas de que são responsáveis. Ponho em questão é a teimosia de governantes açorianos em manter a situação de transportes que hoje existe.
Que voos serão cancelados, que voos não o serão? Esta questão é ridícula, pois o que os passageiros querem é que seja cumprido o serviço pelo qual pagaram adiantadamente.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Ponto da situação na votação em curso

Faltam menos de 10 dias para terminar a votação em curso neste blogue e à pergunta "Em que cidade se vive melhor?", a cidade que vai à frente é Angra do Heroísmo.
Será que irá manter-se assim até ao final? Será que isto reflecte a realidade? Terá a situação actual das várias cidades em questão a influenciar esta votação?
Votem!!

sábado, 20 de outubro de 2007

Rui Melo 3-0 Berta Cabral

Após alguns impasses, o resultado do último jogo do campeonato Azores Parque, disputado entre Rui Melo, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e do Conselho de Administração da AMISM, e Berta Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e responsável pelo Azores Parque, ficou em:

Rui Melo 3-0 Berta Cabral

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Exemplo para Ponta Delgada


Os cidadãos de Ponta Delgada podem seguir o exemplo deste francês e não deixar de praticar desporto. Só têm que aproveitar todas as condições que a Câmara Municipal criou e que estão disponíveis um pouco por toda a cidade. É quase rua sim, rua sim...

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Fotos antiquíssimas da Graciosa

Neste conjunto de fotos, é possível ver algumas da expedição do rei D. Carlos I, em 1901.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Fajã do Santo Cristo - São Jorge

Reportagem do Açores Vip sobre a Fajã do Santo Cristo

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Rally da Lagoa 2007

Prova do Campeonato Regional dos Açores

sábado, 13 de outubro de 2007

PSD preocupado com situação financeira da Universidade dos Açores

Os deputados açorianos do Partido Social Democrata, na Assembleia da República, não estão preocupados com a situação financeira da UAç. Estão antes preocupados com a simpatia dos açorianos para com eles e os votos futuros. Se estivessem deveras preocupados não pediriam reforços orçamentais atrás de reforços orçamentais, pederiam antes auditorias e melhor gestão daquela unidade de ensino superior e investigação.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Reitor teme novo regime jurídico

O reitor da Universidade dos Açores, doutor Avelino Meneses, mais conhecido por empata... teme o novo regime jurídico do ensino superior. Porque será?
Será porque teme uma maior governamentalização? Maior do que a já existente a nível regional, com os três pólos e toda a ajuda dada na manutenção de várias dezenas de docentes e pessoal administrativo para pouquíssimas centenas de alunos na Terceira? Ou será porque teme uma diminuição do seu poder sobre os alunos? Sim, porque através deles e dos seus funcionários da limpeza, jardinagem, e afins, conseguia, controlar a assembleia da universidade. Será que o jardineiro e o aluno do primeiro ano de Sociologia ou de Biologia tem ideia das reais necessidades da universidade, enquanto instituição de ensino superior e investigação científica?
Será porque não tem estratégia para a universidade?
Será porque não conhece a universidade que dirige? Dirige mal é certo, mas dirige.
Será porque teme uma verdadeira gestão financeira, de pessoal e de espaços? Será porque, talvez com o novo estatuto, seja necessário reequacionar o que fazer com o pessoal a mais, muito dele incompetentíssimo?
Será porque teme uma avaliação a sério? Sim, porque o reitor recusa efectuar uma avaliação, só para não levantar ondas. Não sei como chegou ele a professor catedrático.
Que reitor é esse que considera o modelo anglo-saxónico de ensino superior um mau modelo a seguir? Será por seguirem esse modelo que as universidades norte-americanas e britânicas são consideradas as melhores? Será que se a Universidade de Berkeley, a Universidade de Harvard e outras seguissem o exemplo da Universidade dos Açores teriam o número que têm em prémios Nobel?
Será que é mau ouvir personalidades externas à universidade? Talvez elas tenham algo importante a dizer ao reitor... quem sabe ele possa gerir bem a universidade depois de escutar o que um Bensaúde ou um Belmiro de Azevedo tem a dizer...
O que vai fazer o reitor da Universidade dos Açores para varrer a podridão e o bolor que existe por muitos gabinetes da sua instituição? Aconselho-o a começar pela sua equipa reitoral, seguindo-se a administradora, os directores dos serviços académicos, dos serviços sociais... Devia também assegurar-se de que as viaturas da instituição, os equipamentos informáticos e outros são usados apenas em serviço da universidade, além de evitar que seus funcionários se aviem de vários produtos e materiais pagos pelo orçamento da casa...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Cuidados intensivos do Hospital da Horta


Os médicos que efectuaram este estudo são um bom exemplo para muitos colegas seus.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Milícia em Operação Barracões

Eles andam armados até aos dentes. Aparecem e desaparecem sem nos apercebermos. Andam camuflados, disparam à queima-roupa e furtivamente. São altamente treinados e infiltram-se sem misericórdia... São maioritariamente do sexo masculino, mas também há mulheres no grupo. Vejam partes de uma das suas últimas operções em S. Miguel.
Será que estão a treinar-se para algo que não sabemos?

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Cavaco Silva pelas ilhas açorianas


Cavaco Silva no grupo central dos Açores... Cavaco a pé, Cavaco de helicóptero, Cavaco nos Capelinhos... Cavaco, Cavaco, é só Cavaco...
Ele anda por aí, cuidado... ainda podem ser interpelados por ele... e aí o que fazer? Sorrir...

domingo, 7 de outubro de 2007

Spider Man 4 - Trailer

Eis o primeiro vídeo de apresentação do Homem Aranha 4, feito nos Açores.

sábado, 6 de outubro de 2007

Pior taxa de emprego no sexo feminino

Os Açores são a região de Portugal com a pior taxa de emprego entre as mulheres (apenas 47%). Esta é uma das conclusões do relatório de 2007 sobre “As 268 regiões da UE a 27 em factos e números”, elaborado pelo Eurostat.
Será porque as mulheres açorianas não querem trabalhar? Serão mais preguiçosas que as restantes europeias? Ou, será que ainda há muitos homens que não querem as suas mulheres a trabalhar? Ou, será que muitos empregadores consideram que as mulheres dão piores trabalhadores que os homens?...
Porque será?...

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Carlos César e Alberto João Jardim "noivos"... mas sem sexo


Cada vez mais, Carlos César parece querer ser como Alberto João Jardim. Agora até começa a imitá-lo.
Será que, por esse andar, os Açores serão como a Madeira, no que concerne à liberdade de expressão...?

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Monstro das Feteiras

O monstro das Feteiras é perigoso, feio e anda à solta... Cuidado, muito cuidado...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Aterro sanitário e Azores Park

O Aterro Sanitário de São Miguel não é um barril de pólvora, é antes um porco imundo que arrota profusamente sobre os seus vizinhos no Azores Park.
Quem adquiriu propriedade no Azores Park não esperava ter de conviver assim...
Para quem sabe ler inglês e estiver interessado, há um artigo sobre um estudo em que se analisa os inconvenientes para a saúde de viver sobre uma antiga lixeira, desactivada 30 anos antes. Para quem não sabe ou não quer lê-lo posso dizer que é assustador e que no final as autoridades de Helsínquia mandaram demolir todos os apartamentos edificados sobre a antiga lixeira.
Outro artigo, este em português mostra também resultados preocupantes sobre os efeitos de viver na proximidade de um aterro.

Não faz mal informar...

Quem é melhor político?

Até às 23 h 59 min de ontem foi colocada uma questão, neste blogue, sobre política açoriana. Mais precisamente, "quem é melhor político" de entre Aníbal Pires, Artur Lima, Carlos César, Costa Neves ou Zuraida Soares?
Até ontem, Carlos César ia à frente, mas quase no fim do período de votação foi apanhado por Costa Neves. Assim, os resultados foram os seguintes:
Carlos César - 36%
Costa Neves - 36%
Aníbal Pires - 13%
Zuraida Soares - 13%
Artur Lima - 0%