segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Venha 2008!!

Feliz 2008!
Muita felicidade, muita saúde, muito sucesso e, se possível, muito dinheiro para todos vocês!!!!

domingo, 30 de dezembro de 2007

Pauleta arruma as botas


E as bolas de queijo? Como vai ser? Quem vai atrás delas encosta abaixo?...

sábado, 29 de dezembro de 2007

Anais da Terceira

"Annaes da ilha Terceira" por Francisco Ferreira Drummond, de 1856.
Eis um livro que pode ser de interesse para os curiosos sobre a história dos Açores. Neste livro podem ficar a saber, entre coisas, como foi efectuada a aclamação de D. João IV na ilha Terceira.

Vale a pena ler, nem que seja para ver as diferenças entre a actual escrita e a de então.

É possível descarregá-lo legal e gratuitamente.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O que faz a Universidade dos Açores?

A Azores Space foi anunciada pelo governo regional como uma empresa inovadora e como uma oportunidade para a criação de convergência e colaboração com a Universidade dos Açores. Posto isto, quis saber o que faz a universidade açoriana e fui ao sítio dessa instituição. O que vi não foi bonito, isto é, a página inicial tem bom aspecto e ligações a outras páginas com utilidade mas...
Vendo as páginas de cada departamento fiquei a saber o seguinte:
- Departamento de Biologia - Não falam sobre a investigação que desenvolvem. Dá que pensar que não desenvolvem nada. Há todos os dias notícias sobre investigação de terceiros e que são publicadas em jornais nacionais e regionais. E notícias dos investigadores do departamento? As informações sobre docentes e investigadores está desactualizadíssima.
- Departamento de Ciências da Educação - Informa sobre actividades do próprio, mas encontra-se desactualizado. A página deve ser dinâmica e actual, senão não faz sentido.
- Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento - Fica-se a saber que eventos realiza, mas nada sobre investigação. Será que investigam? Há secções que estão emconstrução há muito tempo... assim não dá.
- Departamento de Economia e Gestão - Com notícias sobre o próprio, mas necessita de maior dinamismo e actualização permanente. Está próxima da população através da bolsa de emprego, parece uma boa ideia. Pode melhorar muito, mas está no bom caminho.
- Departamento de Geociências - Está em actualização. Há quanto tempo? Não se sabe nada sobre este departamento, porquê?
- Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais - Tem bom aspecto, mas podia estar melhor. Fica-se a saber um pouco do que fazem, mas parece-me que se podia saber mais e melhor.
- Departamento de Línguas e Literaturas Modernas - Pode ser actualizado com maior frequência, mas pouco ou nada se fica a saber sobre a sua investigação.
- Departamento de Matemática - Tem informação sobre o que fazem, mas pode ser dada mais, nomeadamente ao nível da investigação. Parece boa a ideia de disponibilizar textos de opinião e aconselhamento de alguns dos docentes. Mas o que investigam?
- Departamento de Oceanografia e Pescas - Tem páginas a mais, mas é aquele que maior informação sobre si disponibiliza. É também o que mais se aproxima da população, divulga mais dados sobre a sua investigação, etc. No entanto, parece que dá muita importância ao "show off" ao personalizar demasiado a informação que fornece, não há necessidade, por exemplo, de mostrar fotos de bebés dos investigadores...
- Departamento de Ciências Agrárias - Parece um sósia do departamento de biologia, só que em tons de verde. Fornece mais informação sobre o que outros fazem do que os seus investigadores e docentes realizam. Que investigação desenvolvem? Sabe-se muito pouco com base na sua página.

Quanto aos centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia:
- Centro de Estudos de Economia Aplicada - Fornece informação actualizada e tem um razoável design.
- Centro de Investigação de Recursos Naturais - Só recentemente passou a ter uma página. No entanto, está incompleta e não parece muito fácil de navegar. Pode ser que depois de terminada fique com melhor aspecto.
- Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores - Página muito pobre... Nem sequer tem informação sobre a produção científica desse centro...
- Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos - Tem a melhor página de entre estes centros, com informação actualizada diariamente e até várias vezes por dia. Muito útil para a população açoriana.

Em suma, fiquei a saber muito pouco sobre a Universidade dos Açores. Será por não investigarem ou por não saberem promover o que produzem?

Azores space

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Rapto do Pai Natal. Ou será resgate do Pai Natal?

Se o Pai Natal não tivesse sido "raptado" do MacDonald's, não chegaria a casa de todos vocês... Esta foi uma operação de resgate e não de rapto, pois todos sabemos o que acontece a quem entra naquele tipo de restaurantes... Se o Pai Natal lá tivesse comido não caberia na chaminé...

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Campanha pela BBDO - Obstáculos no passeio

Quando pensar em estacionar o seu veículo em cima do passeio, pense antes nos que têm dificuldades motoras e nos carrinhos de bebé. Pense que em vez de estar a estacionar o carro ou a moto, você podia estar a tentar passar sobre o passeio numa cadeira de rodas ou apoiado numas muletas...

Skate em Ponta Delgada

Ei-los a praticar acrobacias em cima de um skate pelas ruas de Ponta Delgada. Não os recriminem, não são marginais, apenas jovens que se divertem com uma modalidade diferente do futebol... Se o governo regional, as câmaras municipais e as juntas de freguesia se lembrassem que "há mais vida além do" futebol e do fogo-de-artifício, certamente haveria mais condições para a prática de actividades físicas, como o skate, o basquetebol, a patinagem, etc...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Boas Festas

Feliz Natal a todos!

Presépio açoriano de grandes dimensões


Eis uma das tradições açorianas. Este é um presépio com mais de 500 figuras e construido nos Arrifes (S. Miguel).

sábado, 22 de dezembro de 2007

"Stand-up comedy" com Eduardo Mourato #2

Agora sim, em português e com pronúncia micaelense. Vejam até aoo fim que vale a pena... Fiquem a saber que Eduardo Mourato nasceu em Rabo de Peixe e mais não digo, vejam...

"Stand-up comedy" com Eduardo Mourato

Sem legendas. Só em inglês...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Ampliação do aeródromo de S. Jorge


Um dos maiores problemas dos Açores é o transporte de passageiros e mercadorias entre as ilhas e para o exterior do arquipélago, nomeadamente ao nível da periodicidade e dos preços praticados.
Outro dos problemas é todos quererem ter o mesmo quando todos não apresentam as mesmas características e o governo tende a distribuir de igual modo o que não devia ser distribuido desse modo, apenas com o propósito de agradar a todos e ganhar votos nas eleições seguintes....

Insegurança em São Pedro, Ponta Delgada

Muitos moradores da freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, sentem-se inseguros e não por verem notícias do Porto ou de Lisboa, mas por já terem sido vítimas de delinquentes, toxicodependentes, etc... Já alertaram várias vezes, sem sucesso, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal, bem como a Polícia de Segurança Pública (PSP). É certo que se consegue observar algum policiamento extra em certas zonas, mas a PSP não tem agentes suficientes e alguns não se esforçam.
Se a maior culpa é dos criminosos, há também culpa dessa situação por parte da PSP e do Ministério da Administração Interna, da Junta de Freguesia de São Pedro e da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Se o Ministério não dá mais dinheiro e assim a PSP vê-se com falta de pessoal, os actuais presidentes da Câmara, Berta Cabral, e da Junta, Francisco Guedes, prometeram para o seu primeiro mandato uma esquadra de polícia em São Pedro (Calheta) e a criação da polícia municipal. Mas estes já vão no segundo mandato e esta promessa? Nem vê-la...
Além disso, o ordenamento do espaço junto às novas construções é muito mau. Não há a criação de zonas verdes com boa visibilidade, havendo sim muitos recantos escuros e sem visibilidade, de noite e de dia, entre os muitos prédios novos de apartamentos que têm surgido nessa freguesia. Por isso, senhora Berta Cabral e senhor Francisco Guedes, o que é mais importante: a segurança, o bem estar e a melhoria das condições de vida dos cidadãos ou as festas e o fogo-de-artifício?

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Apelo da Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores

A Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores (APACDAA) precisa urgentemente de 12 cadeiras de rodas para crianças com deficiências mentais profundas. As cadeiras têm um custo global de 3 000 euros e a associação não tem verbas para as adquirir. Por isso, solicita apoio a todos os que queiram contribuir.
Para informações adicionais devem contactar a APACDAA pelo telefone 296 301 410.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Best of Cristiano da Água de Pau #3

Eis a apresentação de Cristiano...

Best of Cristiano da Água de Pau #2

Entrevista a Luisão (defesa do Benfica). Conseguem perceber com o sotaque brasileiro?...

Best of Cristiano da Água de Pau #1

Este é o relato do clássico Benfica vs Porto

A dúvida de Paulo Simões

A dúvida de Paulo Simões, director do Açoriano Oriental, é certamente a dúvida de Carlos César. E essa não devia existir. Só que o gosto pelo poder levou César a tornar-se parecido a Jardim e a impedir que outros surgissem. O PS-Açores sofrerá bastante caso perca as eleições do próximo ano, mas sofrerá muito mais se ganhar e não tiver uma verdadeira alternativa interna para 2012. Não é um manifesto com 200 ou 200 000 assinaturas que vai resolver este problema interno do PS-Açores. É sim a tomada de decisões difíceis e sacrifícios.
Do lado do PSD-Açores, não parece que haja alternativa ao PS-Açores, porque será?...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Jampa

A Jampa é a primeira marca de roupa dos Açores. Esta marca do grupo Modasonha, com sede na Lagoa, tem lojas 5 lojas em São Miguel: Lagoa, Vila Franca, Ribeira Grande, Ponta Garça e Rabo de Peixe. Parabéns pela ideia e por serem pioneiros nos Açores!

domingo, 16 de dezembro de 2007

Exposição de José Nuno da Câmara Pereira


Exposição de pintura e escultura a visitar na Carmina Galeria, em Angra do Heroísmo, até 8 de Janeiro.

Balada das baleias, em Ponta Delgada


Apresentação do livro "Balada das Baleias" em Ponta Delgada. A primeira apresentação foi em Toronto, mas dessa não temos imagens, por isso, aqui ficam as captadas pela RTP-Açores... Parabéns aos autores do livro!

sábado, 15 de dezembro de 2007

Melodias de Natal

O CD "NO FUMEGAR DAS CALDEIRAS" com "MELODIAS DE NATAL", lançado nas Furnas, e da autoria de Paulo Pimentel e Manuel Pimentel, é uma opção de oferta para esta época festiva.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Portal poliglota do governo regional

O Governo Regional dos Açores anunciou que o seu portal de internet vai estar disponível em vários idiomas, para melhor ser entendido por estrangeiros imigrantes e/ou turistas. Os idiomas escolhidos além do português, são:
- inglês;
- francês;
- espanhol.
Quanto ao inglês e ao espanhol, entendo perfeitamente, pois são dois idiomas muito falados no mundo inteiro, tal como o português. Já a escolha do francês não me parece adequada, por estar cada vez mais em desuso. Se o interesse está em acrescentar apenas mais três idiomas, então substitua-se o francês pelo mandarim ou pelo árabe. São dois idiomas muito usados no mundo inteiro e, entre estes dois, o mandarim leva vantagem a nível regional e nacional, porque há cada vez mais chineses nos Açores.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Apanhados da RTP-Açores

Este é um vídeo de êxito sobre algo que a RTP-Açores não costuma mostrar e com muita piada.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Ilha dos Amores - Último episódio (2/2)

Ilha dos Amores - Último episódio (1/2)

Eis o último episódio da novela da TVI, gravada em S. Miguel, para os que não conseguiram ver na televisão.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Passadeiras e lombas em Ponta Delgada

Artigo por Miguel Andrade (morador em Ponta Delgada), in Público (5-12-2007).
Vale a pena ler.

Tarifas aéreas mais baratas para emigrantes

O presidente do governo dos Açores, Carlos César, anunciou que, a partir de 1 de Janeiro de 2008, as tarifas da SATA Internacional com origem nos Estado Unidos da América e no Canadá terão e destino Açores terão redução.
Esta notícia é boa para os emigrantes açorianos e para a uma pequena parte da economia açoriana. A notícia só seria muito boa se a redução de tarifa incidisse também nos voos com origem nos Açores e destino naqueles dois países. Mas só seria óptima se todas as tarifas da SATA Internacional com origem nos Açores e as tarifas da SATA Air Açores sofressem uma grande redução.
Até que isso aconteça, a medida anunciada é "just peanuts" e apenas tem a intenção de cativar votos de emigrantes para o PS nas legislativas regionais de 2008. É pena...

sábado, 8 de dezembro de 2007

Dia das montras

É hoje o "Dia das Montras" em Ponta Delgada. Oxalá não chova para não estragar a festa e o negócio...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Locomotivas da Doca de Ponta Delgada vão voltar a circular

"Depois de recuperadas, as “Locomotivas da Doca” serão utilizadas para passeios turísticos na muralha do Porto de Ponta Delgada.
As duas locomotivas utilizadas no início do século XX na construção do Porto de Ponta Delgada e, depois, nas obras de prolongamento desta infa-estrutura e da Avenida Infante do Henrique, vão ser recuperadas para retomarem a circulação ao serviço do turismo.A reparação desses dois exemplares de transporte a vapor únicos a nível mundial resulta de uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Administração dos Portos das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria.A administração portuária abriu, hoje, concurso para a selecção da empresa a quem caberá a realização de tal tarefa, com um custo estimado superior a 200 mil euros."
in Jornal Diário

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Universidade dos Açores sem dinheiro

Será por falta de orçamentação do ministério ou será por má gestão da universidade?

Folclore em São Miguel

Para os fãs do folclore cai vai um "cheirinho"...

Investimento americano nos Açores

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Qual delas excita mais os homens?

Quem é a mais sexy? Este inquérito ainda está a decorrer neste blogue, por isso é cedo para dizer quem vai ganhar, mas até agora quem irá à frente...?
As mulheres à escolha são:
- Berta Cabral (presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada);
- Isabel Gomes (jornalista pivot da RTP-Açores);
- Mulher do capote (símbolo turístico regional);
- Patrícia Machado (jornalista açoriana no Bom Dia Portugal, da RTP);
- Solange Vieira (apresentadora do Açores VIP).
Não se coibam de votar. Escolham a que acham mais sensual e que mais vos atrai.

Motocross Capelo

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dia internacional da pessoa com deficiência

O deficiente na foto acima é Stephen Hawking, doutor em cosmologia, professor universitário em Cambridge e co-autor da quarta lei da mecânica do buraco negro.
Quantos deficientes existem nos Açores? Têm todos a mesma oportunidade de aprendizagem? Haverá algum Stephen Hawking escondido?
Quantos não deficientes respeitam os espaços de estacionamento para deficientes? Quantos não obstroem o passeio com as suas viaturas? Quantos gozam com um deficiente quando o vêem?
E se vocês fossem deficientes? Se não o são, ainda podem vir a sê-lo...

sábado, 1 de dezembro de 2007

Dia mundial de luta contra a SIDA

Não apenas hoje, mas todos os dias deve, entre outras coisas:
- não discriminar os doentes com SIDA;
- não ter relações sexuais sem preservativo.