terça-feira, 8 de abril de 2008

PSP em S. Pedro (Ponta Delgada)

A PSP vai ter o seu comando regional em S. Pedro (Ponta Delgada), em frente à cadeia. "Acto simbólico" afirmam a presidente de câmara e o presidente de junta de freguesia. Mas de que serve, se não vai ter agentes que possam acudir a população?
Acto mais que simbólico, diria mesmo acto de coragem por parte do governo regional, da câmara municipal de Ponta Delgada e da junta de freguesia de S. Pedro e, também por parte, da própria PSP era instalar uma esquadra no centro do Bairro das Laranjeiras. Isso sim teria efeitos visíveis sobre a redução da criminalidade naquela zona de Ponta Delgada.
Podem dizer que a PSP faz patrulhamento naquela zona e que lá vai quando é chamada. Pois é, só lá vai quando é chamada. Porque patrulhamento só o faz na ruas circundantes ao bairro, sem entrar no mesmo e porque tem medo de lá entrar. Com esse tipo de atitude, os criminosos que lá se governam ganham poder e exercem as suas actividades ilícitas sem qualquer pudor ou medo, e as pessoas de bem que lá moram ficam com mais medo e deixam de acreditar na PSP como autoridade que os possa ajudar, em caso de necessidade. É o descrédito total da PSP naquele bairro e um pouco por toda a cidade de Ponta Delgada. A culpa é de quem? Dos governos central e regional, da câmara de Ponta Delgada, da junta de freguesia de S. Pedro e da PSP.
Há que actuar de imediato naquela zona da maior cidade açoriana. Ou será preciso haver situações como as do bairro da Cova da Moura, em Lisboa, ou de algumas favelas no Rio de Janeiro?

Sem comentários: