sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

O que faz a Universidade dos Açores?

A Azores Space foi anunciada pelo governo regional como uma empresa inovadora e como uma oportunidade para a criação de convergência e colaboração com a Universidade dos Açores. Posto isto, quis saber o que faz a universidade açoriana e fui ao sítio dessa instituição. O que vi não foi bonito, isto é, a página inicial tem bom aspecto e ligações a outras páginas com utilidade mas...
Vendo as páginas de cada departamento fiquei a saber o seguinte:
- Departamento de Biologia - Não falam sobre a investigação que desenvolvem. Dá que pensar que não desenvolvem nada. Há todos os dias notícias sobre investigação de terceiros e que são publicadas em jornais nacionais e regionais. E notícias dos investigadores do departamento? As informações sobre docentes e investigadores está desactualizadíssima.
- Departamento de Ciências da Educação - Informa sobre actividades do próprio, mas encontra-se desactualizado. A página deve ser dinâmica e actual, senão não faz sentido.
- Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento - Fica-se a saber que eventos realiza, mas nada sobre investigação. Será que investigam? Há secções que estão emconstrução há muito tempo... assim não dá.
- Departamento de Economia e Gestão - Com notícias sobre o próprio, mas necessita de maior dinamismo e actualização permanente. Está próxima da população através da bolsa de emprego, parece uma boa ideia. Pode melhorar muito, mas está no bom caminho.
- Departamento de Geociências - Está em actualização. Há quanto tempo? Não se sabe nada sobre este departamento, porquê?
- Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais - Tem bom aspecto, mas podia estar melhor. Fica-se a saber um pouco do que fazem, mas parece-me que se podia saber mais e melhor.
- Departamento de Línguas e Literaturas Modernas - Pode ser actualizado com maior frequência, mas pouco ou nada se fica a saber sobre a sua investigação.
- Departamento de Matemática - Tem informação sobre o que fazem, mas pode ser dada mais, nomeadamente ao nível da investigação. Parece boa a ideia de disponibilizar textos de opinião e aconselhamento de alguns dos docentes. Mas o que investigam?
- Departamento de Oceanografia e Pescas - Tem páginas a mais, mas é aquele que maior informação sobre si disponibiliza. É também o que mais se aproxima da população, divulga mais dados sobre a sua investigação, etc. No entanto, parece que dá muita importância ao "show off" ao personalizar demasiado a informação que fornece, não há necessidade, por exemplo, de mostrar fotos de bebés dos investigadores...
- Departamento de Ciências Agrárias - Parece um sósia do departamento de biologia, só que em tons de verde. Fornece mais informação sobre o que outros fazem do que os seus investigadores e docentes realizam. Que investigação desenvolvem? Sabe-se muito pouco com base na sua página.

Quanto aos centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia:
- Centro de Estudos de Economia Aplicada - Fornece informação actualizada e tem um razoável design.
- Centro de Investigação de Recursos Naturais - Só recentemente passou a ter uma página. No entanto, está incompleta e não parece muito fácil de navegar. Pode ser que depois de terminada fique com melhor aspecto.
- Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores - Página muito pobre... Nem sequer tem informação sobre a produção científica desse centro...
- Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos - Tem a melhor página de entre estes centros, com informação actualizada diariamente e até várias vezes por dia. Muito útil para a população açoriana.

Em suma, fiquei a saber muito pouco sobre a Universidade dos Açores. Será por não investigarem ou por não saberem promover o que produzem?

1 comentário:

Anónimo disse...

É porque não anda muito atento.
Fala no Doutor Artur Machado, veja agora o que se faz um pouco por toda a Universidade:

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves recebeu ontem o prémio "Biodiversidade", instituído pelo Banco Espírito Santo (BES), devido à qualidade do seu projecto de identificação de áreas importantes para as aves marinhas que conta com a colaboração do Departamento de Oceanografia e Pescas e IMAR dos Açores.
O projecto galardoado foi considerado pelo júri como de excepcional qualidade, tendo percorrido toda a Zona Económica Exclusiva de Portugal.
Além de ser pioneiro, o principal objectivo do projecto apresentado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é o de contribuir para a criação das primeiras zonas da Rede Natura no alto mar do País.
Mas outros dois trabalhos científicos realizados nos Açores receberam menções honrosas do júri do prémio “Biodiversidade”.
Um desses trabalhos contribuiu para a identificação de áreas sensíveis para a protecção da biodiversidade de artrópodes (Do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade dos Açores) e o outro lida com a protecção do Priôlo, ave com habitat nos concelhos do Nordeste e Povoação, em São Miguel (Com a colaboração do Departamento de Biologia de Universidade dos Açores).
Estes projectos contaram desde a primeira hora com o apoio do executivo açoriano, que se regozija com o galardão atribuído à Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e às restantes entidades premiadas.