sábado, 26 de janeiro de 2008

Novas formas de financiamento da tripolaridade da Universidade dos Açores

O Governo Regional poderá vir a financiar o Departamento de Oceanografia e Pescas e o Centro de Vulcanologia da Universidade dos Açores, e deste modo as despesas destas áreas deixariam de pesar nas contas da própria universidade.
Finalmente uma boa ideia! Aliás, esta ideia já foi defendida anteriormente, sob a intenção de serem criados institutos autónomos de investigação... na altura não foi apreciada com agrado, mas agora o governo parece estar interessado e ainda bem.
Oxalá a universidade aceite esta proposta. O único senão para o reitor e a sua administração é terem que mostrar ao governo a sua gestão, ou melhor a sua má gestão, para o governo se aperceber do que pode encontrar e que necessidades financeiras terá de suprir.

5 comentários:

Anónimo disse...

Você deve ter um complexo qualquer, inexplicado com o Reitor e com a Universidade dos Açores.

LynX disse...

Não há nenhum "complexo" em querer que a Universidade dos Açores seja uma instituição superior de excelência e de achar que com este reitor isso torna-se difícil, pela actuação que tem demonstrado.

Anónimo disse...

Mas se reparar, chovem os prémios: Foi o prémio DAVID ao Doutor Artur Machado, que você muito bem reportou,foram agora os prémios à Biodiversidade que engloba o Departamento de Oceanografia e Pescas, no Faial, o Departamento de Ciências Agrárias na Terceira e o Departamento de Biologia em São Miguel.
É o trabalho de excelência do Prof. Moreira da Silva, sobre a produção de bovinos in vivo e in vitro que se fará pela primeira vez nos Açores, é o Trabalho dos Professores Brito de Azevedo e Fálix Rodrigues nas Alterações climáticas, é o trabalho de excelência do Departamento de Geociências, o trabalho de excelência do DOP. Afinal onde falta excelência?

LynX disse...

Se a Universidade dos Açores fosse excelente então seria conhecida e bem conceituada no exterior dos Açores e de Portugal. Aquilo a que o anónimo II se refere são trabalhos que não acrescentam nada de inovador, são aliás mais do mesmo. Trata-se de replicação de trabalho já efectuado noutros locais, sendo assim apenas fogo de vista para encher os olhos dos açorianos e o ego de alguns...

Anónimo disse...

Mas... existe Polo Universitário na Ilha Terceira? É que não se dá por isso... O que existe é um "centro de emprego" para 98% dos que por lá andam. Por favor, fechem cursos que estão a ser ministrados neste polo, em especial, na área de Ciências Agrárias, pois todos sabem como está o mercado de trabalho nesta área e existem tantas outras áreas com mais hipóteses do que esta. Apenas se gastam milhares, em especial com viagens, congressos e palestras com o corpo docente sem se ver nenhum resultado. Sim, a Universidade é de todos nós... temos o direito de saber e devemos ser exigentes.