segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Venha 2008!!
Muita felicidade, muita saúde, muito sucesso e, se possível, muito dinheiro para todos vocês!!!!
domingo, 30 de dezembro de 2007
sábado, 29 de dezembro de 2007
Anais da Terceira
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
O que faz a Universidade dos Açores?
Vendo as páginas de cada departamento fiquei a saber o seguinte:
- Departamento de Biologia - Não falam sobre a investigação que desenvolvem. Dá que pensar que não desenvolvem nada. Há todos os dias notícias sobre investigação de terceiros e que são publicadas em jornais nacionais e regionais. E notícias dos investigadores do departamento? As informações sobre docentes e investigadores está desactualizadíssima.
- Departamento de Ciências da Educação - Informa sobre actividades do próprio, mas encontra-se desactualizado. A página deve ser dinâmica e actual, senão não faz sentido.
- Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento - Fica-se a saber que eventos realiza, mas nada sobre investigação. Será que investigam? Há secções que estão emconstrução há muito tempo... assim não dá.
- Departamento de Economia e Gestão - Com notícias sobre o próprio, mas necessita de maior dinamismo e actualização permanente. Está próxima da população através da bolsa de emprego, parece uma boa ideia. Pode melhorar muito, mas está no bom caminho.
- Departamento de Geociências - Está em actualização. Há quanto tempo? Não se sabe nada sobre este departamento, porquê?
- Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais - Tem bom aspecto, mas podia estar melhor. Fica-se a saber um pouco do que fazem, mas parece-me que se podia saber mais e melhor.
- Departamento de Línguas e Literaturas Modernas - Pode ser actualizado com maior frequência, mas pouco ou nada se fica a saber sobre a sua investigação.
- Departamento de Matemática - Tem informação sobre o que fazem, mas pode ser dada mais, nomeadamente ao nível da investigação. Parece boa a ideia de disponibilizar textos de opinião e aconselhamento de alguns dos docentes. Mas o que investigam?
- Departamento de Oceanografia e Pescas - Tem páginas a mais, mas é aquele que maior informação sobre si disponibiliza. É também o que mais se aproxima da população, divulga mais dados sobre a sua investigação, etc. No entanto, parece que dá muita importância ao "show off" ao personalizar demasiado a informação que fornece, não há necessidade, por exemplo, de mostrar fotos de bebés dos investigadores...
- Departamento de Ciências Agrárias - Parece um sósia do departamento de biologia, só que em tons de verde. Fornece mais informação sobre o que outros fazem do que os seus investigadores e docentes realizam. Que investigação desenvolvem? Sabe-se muito pouco com base na sua página.
Quanto aos centros de investigação reconhecidos pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia:
- Centro de Estudos de Economia Aplicada - Fornece informação actualizada e tem um razoável design.
- Centro de Investigação de Recursos Naturais - Só recentemente passou a ter uma página. No entanto, está incompleta e não parece muito fácil de navegar. Pode ser que depois de terminada fique com melhor aspecto.
- Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores - Página muito pobre... Nem sequer tem informação sobre a produção científica desse centro...
- Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos - Tem a melhor página de entre estes centros, com informação actualizada diariamente e até várias vezes por dia. Muito útil para a população açoriana.
Em suma, fiquei a saber muito pouco sobre a Universidade dos Açores. Será por não investigarem ou por não saberem promover o que produzem?
quinta-feira, 27 de dezembro de 2007
Rapto do Pai Natal. Ou será resgate do Pai Natal?
Se o Pai Natal não tivesse sido "raptado" do MacDonald's, não chegaria a casa de todos vocês... Esta foi uma operação de resgate e não de rapto, pois todos sabemos o que acontece a quem entra naquele tipo de restaurantes... Se o Pai Natal lá tivesse comido não caberia na chaminé...
quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Campanha pela BBDO - Obstáculos no passeio
Quando pensar em estacionar o seu veículo em cima do passeio, pense antes nos que têm dificuldades motoras e nos carrinhos de bebé. Pense que em vez de estar a estacionar o carro ou a moto, você podia estar a tentar passar sobre o passeio numa cadeira de rodas ou apoiado numas muletas...
Skate em Ponta Delgada
Ei-los a praticar acrobacias em cima de um skate pelas ruas de Ponta Delgada. Não os recriminem, não são marginais, apenas jovens que se divertem com uma modalidade diferente do futebol... Se o governo regional, as câmaras municipais e as juntas de freguesia se lembrassem que "há mais vida além do" futebol e do fogo-de-artifício, certamente haveria mais condições para a prática de actividades físicas, como o skate, o basquetebol, a patinagem, etc...
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Presépio açoriano de grandes dimensões
Eis uma das tradições açorianas. Este é um presépio com mais de 500 figuras e construido nos Arrifes (S. Miguel).
sábado, 22 de dezembro de 2007
"Stand-up comedy" com Eduardo Mourato #2
Agora sim, em português e com pronúncia micaelense. Vejam até aoo fim que vale a pena... Fiquem a saber que Eduardo Mourato nasceu em Rabo de Peixe e mais não digo, vejam...
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Ampliação do aeródromo de S. Jorge
Um dos maiores problemas dos Açores é o transporte de passageiros e mercadorias entre as ilhas e para o exterior do arquipélago, nomeadamente ao nível da periodicidade e dos preços praticados.
Outro dos problemas é todos quererem ter o mesmo quando todos não apresentam as mesmas características e o governo tende a distribuir de igual modo o que não devia ser distribuido desse modo, apenas com o propósito de agradar a todos e ganhar votos nas eleições seguintes....
Insegurança em São Pedro, Ponta Delgada
Se a maior culpa é dos criminosos, há também culpa dessa situação por parte da PSP e do Ministério da Administração Interna, da Junta de Freguesia de São Pedro e da Câmara Municipal de Ponta Delgada. Se o Ministério não dá mais dinheiro e assim a PSP vê-se com falta de pessoal, os actuais presidentes da Câmara, Berta Cabral, e da Junta, Francisco Guedes, prometeram para o seu primeiro mandato uma esquadra de polícia em São Pedro (Calheta) e a criação da polícia municipal. Mas estes já vão no segundo mandato e esta promessa? Nem vê-la...
Além disso, o ordenamento do espaço junto às novas construções é muito mau. Não há a criação de zonas verdes com boa visibilidade, havendo sim muitos recantos escuros e sem visibilidade, de noite e de dia, entre os muitos prédios novos de apartamentos que têm surgido nessa freguesia. Por isso, senhora Berta Cabral e senhor Francisco Guedes, o que é mais importante: a segurança, o bem estar e a melhoria das condições de vida dos cidadãos ou as festas e o fogo-de-artifício?
quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
quarta-feira, 19 de dezembro de 2007
Apelo da Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores
Para informações adicionais devem contactar a APACDAA pelo telefone 296 301 410.
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Best of Cristiano da Água de Pau #2
Entrevista a Luisão (defesa do Benfica). Conseguem perceber com o sotaque brasileiro?...
A dúvida de Paulo Simões
Do lado do PSD-Açores, não parece que haja alternativa ao PS-Açores, porque será?...
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Jampa
domingo, 16 de dezembro de 2007
Exposição de José Nuno da Câmara Pereira
Exposição de pintura e escultura a visitar na Carmina Galeria, em Angra do Heroísmo, até 8 de Janeiro.
Balada das baleias, em Ponta Delgada
Apresentação do livro "Balada das Baleias" em Ponta Delgada. A primeira apresentação foi em Toronto, mas dessa não temos imagens, por isso, aqui ficam as captadas pela RTP-Açores... Parabéns aos autores do livro!
sábado, 15 de dezembro de 2007
Melodias de Natal
O CD "NO FUMEGAR DAS CALDEIRAS" com "MELODIAS DE NATAL", lançado nas Furnas, e da autoria de Paulo Pimentel e Manuel Pimentel, é uma opção de oferta para esta época festiva.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Portal poliglota do governo regional
- inglês;
- francês;
- espanhol.
Quanto ao inglês e ao espanhol, entendo perfeitamente, pois são dois idiomas muito falados no mundo inteiro, tal como o português. Já a escolha do francês não me parece adequada, por estar cada vez mais em desuso. Se o interesse está em acrescentar apenas mais três idiomas, então substitua-se o francês pelo mandarim ou pelo árabe. São dois idiomas muito usados no mundo inteiro e, entre estes dois, o mandarim leva vantagem a nível regional e nacional, porque há cada vez mais chineses nos Açores.
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Apanhados da RTP-Açores
Este é um vídeo de êxito sobre algo que a RTP-Açores não costuma mostrar e com muita piada.
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Ilha dos Amores - Último episódio (1/2)
Eis o último episódio da novela da TVI, gravada em S. Miguel, para os que não conseguiram ver na televisão.
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Tarifas aéreas mais baratas para emigrantes
Esta notícia é boa para os emigrantes açorianos e para a uma pequena parte da economia açoriana. A notícia só seria muito boa se a redução de tarifa incidisse também nos voos com origem nos Açores e destino naqueles dois países. Mas só seria óptima se todas as tarifas da SATA Internacional com origem nos Açores e as tarifas da SATA Air Açores sofressem uma grande redução.
Até que isso aconteça, a medida anunciada é "just peanuts" e apenas tem a intenção de cativar votos de emigrantes para o PS nas legislativas regionais de 2008. É pena...
domingo, 9 de dezembro de 2007
sábado, 8 de dezembro de 2007
Dia das montras
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Locomotivas da Doca de Ponta Delgada vão voltar a circular
As duas locomotivas utilizadas no início do século XX na construção do Porto de Ponta Delgada e, depois, nas obras de prolongamento desta infa-estrutura e da Avenida Infante do Henrique, vão ser recuperadas para retomarem a circulação ao serviço do turismo.A reparação desses dois exemplares de transporte a vapor únicos a nível mundial resulta de uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Administração dos Portos das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria.A administração portuária abriu, hoje, concurso para a selecção da empresa a quem caberá a realização de tal tarefa, com um custo estimado superior a 200 mil euros."
in Jornal Diário
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Universidade dos Açores sem dinheiro
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Qual delas excita mais os homens?
As mulheres à escolha são:
- Berta Cabral (presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada);
- Isabel Gomes (jornalista pivot da RTP-Açores);
- Mulher do capote (símbolo turístico regional);
- Patrícia Machado (jornalista açoriana no Bom Dia Portugal, da RTP);
- Solange Vieira (apresentadora do Açores VIP).
Não se coibam de votar. Escolham a que acham mais sensual e que mais vos atrai.
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Dia internacional da pessoa com deficiência
Quantos deficientes existem nos Açores? Têm todos a mesma oportunidade de aprendizagem? Haverá algum Stephen Hawking escondido?
Quantos não deficientes respeitam os espaços de estacionamento para deficientes? Quantos não obstroem o passeio com as suas viaturas? Quantos gozam com um deficiente quando o vêem?
E se vocês fossem deficientes? Se não o são, ainda podem vir a sê-lo...
domingo, 2 de dezembro de 2007
sábado, 1 de dezembro de 2007
Dia mundial de luta contra a SIDA
sexta-feira, 30 de novembro de 2007
Campeonato regional de karaté
Será que o campeonato regional de cadetes e juniores de amanhã, na Escola Secundária das Laranjeiras às 14h00, vai ser assim?
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Carta ao Pai Natal
Como estás? Espero que não estejas com muito frio, aí pelo Pólo Norte. A minha mãe diz sempre que se estou com frio devo vestir roupa quentinha, por isso agasalha-te.
Ainda não chegamos a Dezembro mas estamos quase no Natal e eu quero pedir-te algumas coisinhas para mim, por isso fiz uma lista.
1ª - Jogo de aventura para a Playstation
2ª - Livro do Harry Potter
3ª - Puzzle da pirâmide de Gizé
Obrigado pela atenção Pai Natal.
Abraços
P.S.1: Os meus pais dizem para comprares isso tudo em Lisboa, porque é muito mais barato.
P.S.2: Eles ainda pedem para que tragas juízo ao sr. César (não sei se é romano) para liberalizar (acho que é assim que se escreve) a sério os transportes aéreos.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
domingo, 25 de novembro de 2007
Irresponsabilidade na pesca nos Açores
Se os pescadores não cuidarem dos 'stocks' das várias espécies que pescam, quem cuidará?
Convém que percebam que com 'stocks' esgotados não há peixe para apanhar e vender. Sem isso não ganham dinheiro...É assim tão difícil de perceber?
sábado, 24 de novembro de 2007
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Mel terceirense premiado a nível nacional
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Investigação açoriana premiada
A equipa liderada pelo doutor Artur Machado recebe hoje o prémio ADVID - Álvaro Baltazar Moreira da Fonseca, pela investigação das similariedades genéticas de 46 castas de uva nacionais.
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Bertinhas ao Sábado até ao Natal
Pena é que este tipo de transporte público não funcione sempre ao fim-de-semana. O que Ponta Delgada necessita é de uma melhor gestão do tráfego automóvel. Algumas das seguintes medidas podem ajudar:
1. Proibir a circulação de veículos na maioria das ruas do centro da cidade, com excepção de mini-bus, táxis e viaturas prioritárias;
2. Aumentar o número de mini-bus em circulação;
3. Criar circuitos exclusivos para os mini-bus;
4. Tornar gratuito o uso dos mini-bus, para quem estacionar o seu veículo privado nos parques limítrofes da cidade, onde os mini-bus passariam a recolher passageiros;
5. Maior fiscalização do estacionamento indevido, em cima dos passeios;
6. Implementar um regime de alternatividade de circulação de viaturas, com base nas matrículas, para os Domingos.
Sei que algumas destas medidas podem ser impopulares, mas a médio-prazo aumentariam a satisfação da população.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Gestores públicos açorianos com ordenados chorudos
Quanto à SATA, fica explicada, em parte, a razão que leva a que, constantemente, sejam aumentadas as tarifas aéreas, que já por si são elevadíssimas....
Açorline, Atlânticoline, Qualquerline
Porque não deixa o governo que sejam empresas privadas a efectuar esse transporte? Quando digo empresas privadas, refiro-me a empresas com capital totalmente privado e não empresas estatais com algum (muito pouco) capital privado.
Fica ainda no ar outra questão: será que os próximos navios, sejam eles quais forem, acostarão em todos os portos da região ou haverá episódios como os deste ano?
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Açores sofrerão novo impulso económico
Será que este novo impulso económico permitirá às empresas açorianas conseguirem respirar de modo folgado à tona de água? Isto é, será que com este novo impulso económico previsto pelo governo regional, as empresas totalmente privadas da região conseguirão sobreviver sem susbsídios do governo?
Conseguirão os empresários açorianos sair da palma da mão de Carlos César? Espero que sim. O governo tem dado muitos e bons apoios, mas também tem criado dependentes, que só não são toxicodependentes porque a dose que lhes é fornecida ainda não é muito elevada...
Oxalá os Açores possam crescer economicamente, mais do que até agora, e que esse crescimento reverta em benefício dos açorianos. Além disso, que seja possível haver mais concorrência ao nível dos transportes, energia e telecomunicações, pois aí está uma das fontes para um bom e grande crescimento da região.
domingo, 18 de novembro de 2007
Marilyn Manson nos Açores
Como reagiria a população local de S. Miguel ao saber que Marilyn Manson iria actuar no Coliseu Micaelense ou no campo de jogos de Vila Franca do Campo? Mais interessante seria saber como reagiria a diocese de Angra e todos os seus membros.
Será que este autor, cantor, músico e realizador incomoda porque é crú nas críticas que faz e porque critica quem há muito se julga intocável?
sábado, 17 de novembro de 2007
"Star War" em Santa Maria
Esta versão da Guerra das Estrelas está muito divertida e mostra como a imaginação de alguém pode ser usada para divertir os outros. O trabalho realizado em Santa Maria mostra também que, apesar de as pessoas daquela ilha estarem afastadas da maioria das actividades que decorrem nas ilhas maiores dos Açores ou de centros populacionais maiores, conseguem mostrar o que valem e o que conseguem alcançar mesmo sem sair de suas casas.
Parabéns ao Nuno Sequeira!
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
SATA: Açores-Lisboa
Pois é, até ontem viajar entre esta região e o continente era muito "barato", apenas 189 € (sem taxas), e agora passa a ser só 194 € (sem taxas).
O interessante é que viajar de Lisboa para Londres, Paris, Berlim, Amesterdão, etc., pode custar menos de 100 € (com taxas), mas claro que a distância entre Lisboa e estas cidades é muito inferior à que existe entre os Açores e a capital de Portugal...
Agora baralhei-me....
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
RIAC - Rede integrada de apoio ao cidadão
Costa Neves versus Natalino Viveiros
O que irá a votos contra César será, provavelmente, Costa Neves, uma vez que a maioria dos militantes do PSD-Açores ainda não se sente bem com a figura passada de Natalino e, além disso, não quererá para os Açores um PSD folclórico como o de Menezes e Santana.
Nas legislativas regionais, o PSD-Açores só terá hipótese de ganhar se César não for a votos e se Berta Cabral for a líder dos sociais-democratas... certo?
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Agente provocador entrevistado
Aí está ele... o agente provocador dá uma entrevista ao programa Açores VIP.
Assinatura digital - Cartão do cidadão
Será que a adesão ao terminal vai ser grande como foi ao cartão? Será que na prática já é mesmo possível usar a assinatura digital? Quantas empresas privadas e instituições do estado, a nível regional e a nível nacional, já aderiram a essa facilidade?
terça-feira, 6 de novembro de 2007
A balada das baleias
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Eduardo Mourato cantando
Mar dos Açores
Blue Ocean
Este é um artista "completo", até sabe cantar em dois idiomas... Em qual das duas versões fica melhor... Gosto mais da versão em inglês.
domingo, 4 de novembro de 2007
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Novo questionário
Agora está patente uma nova votação, aproveitem e dêem o vosso contributo.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
Bruxas e não só...
Divirtam-se mas sem excessos e, já agora, sem prejudicar aqueles que não querem participar da brincadeira.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
"Repensar a Universidade" in Açoriano Oriental
- Já repensou a universidade?
Obviamente, já. Mas não como se lhe exige, certamente...
domingo, 28 de outubro de 2007
Nirvana com pronúncia micaelense
sábado, 27 de outubro de 2007
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Barcos... nos Açores?
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
terça-feira, 23 de outubro de 2007
Pilotos da SATA e da TAP em greve
Não ponho em causa a atitude das administrações da SATA ou da TAP, visto que estão a defender aquilo que consideram uma boa gestão das empresas de que são responsáveis. Ponho em questão é a teimosia de governantes açorianos em manter a situação de transportes que hoje existe.
Que voos serão cancelados, que voos não o serão? Esta questão é ridícula, pois o que os passageiros querem é que seja cumprido o serviço pelo qual pagaram adiantadamente.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
Ponto da situação na votação em curso
Será que irá manter-se assim até ao final? Será que isto reflecte a realidade? Terá a situação actual das várias cidades em questão a influenciar esta votação?
Votem!!
domingo, 21 de outubro de 2007
sábado, 20 de outubro de 2007
Rui Melo 3-0 Berta Cabral
Rui Melo 3-0 Berta Cabral
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Exemplo para Ponta Delgada
Os cidadãos de Ponta Delgada podem seguir o exemplo deste francês e não deixar de praticar desporto. Só têm que aproveitar todas as condições que a Câmara Municipal criou e que estão disponíveis um pouco por toda a cidade. É quase rua sim, rua sim...
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Fotos antiquíssimas da Graciosa
Neste conjunto de fotos, é possível ver algumas da expedição do rei D. Carlos I, em 1901.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
sábado, 13 de outubro de 2007
PSD preocupado com situação financeira da Universidade dos Açores
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Reitor teme novo regime jurídico
Será porque teme uma maior governamentalização? Maior do que a já existente a nível regional, com os três pólos e toda a ajuda dada na manutenção de várias dezenas de docentes e pessoal administrativo para pouquíssimas centenas de alunos na Terceira? Ou será porque teme uma diminuição do seu poder sobre os alunos? Sim, porque através deles e dos seus funcionários da limpeza, jardinagem, e afins, conseguia, controlar a assembleia da universidade. Será que o jardineiro e o aluno do primeiro ano de Sociologia ou de Biologia tem ideia das reais necessidades da universidade, enquanto instituição de ensino superior e investigação científica?
Será porque não tem estratégia para a universidade?
Será porque não conhece a universidade que dirige? Dirige mal é certo, mas dirige.
Será porque teme uma verdadeira gestão financeira, de pessoal e de espaços? Será porque, talvez com o novo estatuto, seja necessário reequacionar o que fazer com o pessoal a mais, muito dele incompetentíssimo?
Será porque teme uma avaliação a sério? Sim, porque o reitor recusa efectuar uma avaliação, só para não levantar ondas. Não sei como chegou ele a professor catedrático.
Que reitor é esse que considera o modelo anglo-saxónico de ensino superior um mau modelo a seguir? Será por seguirem esse modelo que as universidades norte-americanas e britânicas são consideradas as melhores? Será que se a Universidade de Berkeley, a Universidade de Harvard e outras seguissem o exemplo da Universidade dos Açores teriam o número que têm em prémios Nobel?
Será que é mau ouvir personalidades externas à universidade? Talvez elas tenham algo importante a dizer ao reitor... quem sabe ele possa gerir bem a universidade depois de escutar o que um Bensaúde ou um Belmiro de Azevedo tem a dizer...
O que vai fazer o reitor da Universidade dos Açores para varrer a podridão e o bolor que existe por muitos gabinetes da sua instituição? Aconselho-o a começar pela sua equipa reitoral, seguindo-se a administradora, os directores dos serviços académicos, dos serviços sociais... Devia também assegurar-se de que as viaturas da instituição, os equipamentos informáticos e outros são usados apenas em serviço da universidade, além de evitar que seus funcionários se aviem de vários produtos e materiais pagos pelo orçamento da casa...
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Cuidados intensivos do Hospital da Horta
Os médicos que efectuaram este estudo são um bom exemplo para muitos colegas seus.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Milícia em Operação Barracões
Eles andam armados até aos dentes. Aparecem e desaparecem sem nos apercebermos. Andam camuflados, disparam à queima-roupa e furtivamente. São altamente treinados e infiltram-se sem misericórdia... São maioritariamente do sexo masculino, mas também há mulheres no grupo. Vejam partes de uma das suas últimas operções em S. Miguel.
Será que estão a treinar-se para algo que não sabemos?
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Cavaco Silva pelas ilhas açorianas
Cavaco Silva no grupo central dos Açores... Cavaco a pé, Cavaco de helicóptero, Cavaco nos Capelinhos... Cavaco, Cavaco, é só Cavaco...
Ele anda por aí, cuidado... ainda podem ser interpelados por ele... e aí o que fazer? Sorrir...
domingo, 7 de outubro de 2007
sábado, 6 de outubro de 2007
Pior taxa de emprego no sexo feminino
Será porque as mulheres açorianas não querem trabalhar? Serão mais preguiçosas que as restantes europeias? Ou, será que ainda há muitos homens que não querem as suas mulheres a trabalhar? Ou, será que muitos empregadores consideram que as mulheres dão piores trabalhadores que os homens?...
Porque será?...
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Carlos César e Alberto João Jardim "noivos"... mas sem sexo
Cada vez mais, Carlos César parece querer ser como Alberto João Jardim. Agora até começa a imitá-lo.
Será que, por esse andar, os Açores serão como a Madeira, no que concerne à liberdade de expressão...?
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Monstro das Feteiras
O monstro das Feteiras é perigoso, feio e anda à solta... Cuidado, muito cuidado...
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Aterro sanitário e Azores Park
Quem adquiriu propriedade no Azores Park não esperava ter de conviver assim...
Para quem sabe ler inglês e estiver interessado, há um artigo sobre um estudo em que se analisa os inconvenientes para a saúde de viver sobre uma antiga lixeira, desactivada 30 anos antes. Para quem não sabe ou não quer lê-lo posso dizer que é assustador e que no final as autoridades de Helsínquia mandaram demolir todos os apartamentos edificados sobre a antiga lixeira.
Outro artigo, este em português mostra também resultados preocupantes sobre os efeitos de viver na proximidade de um aterro.
Não faz mal informar...
Quem é melhor político?
Até ontem, Carlos César ia à frente, mas quase no fim do período de votação foi apanhado por Costa Neves. Assim, os resultados foram os seguintes:
Carlos César - 36%
Costa Neves - 36%
Aníbal Pires - 13%
Zuraida Soares - 13%
Artur Lima - 0%
domingo, 30 de setembro de 2007
sábado, 29 de setembro de 2007
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Eleições no PSD...
Está quase a terminar a votação neste blogue para o melhor político açoriano. Faltam apenas dois dias.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
terça-feira, 25 de setembro de 2007
domingo, 23 de setembro de 2007
MTV VJ Casting nos Açores
Vejam VJ Ticha Leite no Hilariante... aquando do "casting" da MTV nos Açores
sábado, 22 de setembro de 2007
Dia sem carros
Mas e por cá? Ribeira Grande parece ser a única ou estarei enganado? Ponta Delgada é uma cidade com carros, todos os dias e em quase todo o lado. Há muitos carros a circular nas ruas todos os dias e muitos carros estacionados em cima dos passeios, sem deixarem passar os peões. E o pior é que esta atitude de falta de respeito por quem se desloca a pé, de cadeira de rodas ou empurra um carro de bebé, até é punida por lei. Só não há aplicação eficaz dessa mesma lei e não é por os polícias de trânsito, e outros, não apanharem em flagrante os condutores e as suas viaturas em delito, pois são inúmeras as vezes que agentes policiais passam ao lado de viaturas em transgressão e nada fazem....
Dias sem carros há muitos... mas não por cá....
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Que político açoriano ganhará?
À frente seguem Carlos César (38%) e Costa Neves (27%), lideres regionais do PS e do PSD, respectivamente. De destacar é a falta de votos em Artur Lima; será que ninguém sabe quem é ou ninguém lhe liga?
Votem no político açoriano que mais lhe agrade e daqui a dez dias saberemos quem teve mais votos.
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Vacas nos Açores
Querem ver as vacas que por cá andam... estas são raras, andam bem despidas e a desbundar...
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Corpore, Sara Sardinha e C.ª em Taça do Mundo
Mais uma vez, atletas açorianas e o ginásio Corpore dão destaque aos Açores e a Portugal, mas que destaque dá o Governo Regional e outras instituições regionais a estas atletas, principalmente, se compararmos as vitórias destas atletas com as derrotas, sempre bem financiadas, de algumas equipas de futebol como o Santa Clara e o União Micaelense?
Viva o Corpore e a sua mentora Alexandra (Xali) Barroso!!
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
Santa Clara e Costa Neves
domingo, 16 de setembro de 2007
sábado, 15 de setembro de 2007
Fashion TV na Terceira
A iniciativa surge com o principal objectivo de mostrar que a ilha Terceira reúne condições para entrar na rota da organização de eventos desta natureza. Hoje, terá lugar a apresentação da nova colecção da marca de roupa desportiva Susana Gateira e da linha de roupa PNF-Chi do Hotel do Caracol, com participação especial de vários convidados da Agência Glam.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Magia e hipnotismo em Ponta Delgada
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Nova estação de tratamento de águas nos Açores
Para quando uma ETAR devidamente funcional para Ponta Delgada? A que existe, na avenida João Bosco Mota Amaral, não funciona e nunca funcionou em pleno e, além disso, é a causa de enorme desconforto olfactivo para os habitantes daquela zona.
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Agenda "cultural" de 15 a 22 Setembro
- Festival de sopas na Casa de Saúde de S. Miguel -> vale a pena ir, pois ajuda-se quem precisa e come-se bem;
- Mickael Carreira no Coliseu Micaelense -> quem gosta de "pimbar" só tem de comprar o bilhete, mas não se esqueçam de ir primeiro às sopas.
Dia 22 (sábado):
- Gala de kickboxing no Coliseu Micaelense -> já se sabe quem vai ganhar, por isso, mais vale a organização anunciar o nome do vencedor de cada combate e assim gasta-se dinheiro em outras coisas bem mais necessárias.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
César teve oposição de S. Pedro...
Será que os Anjos já não são o que eram e já não são capazes de ajudar César a encontrar em S. Pedro um aliado? Esse tempo "'tá d'ardê"...
sábado, 8 de setembro de 2007
António Cavaco e mais uma das suas gafes
Caso o autor do texto queira saber, aqui vai. O acrónimo do ácido ribonucleico é o ARN. Caso se trate do ácido dexosirribonucleico, aí sim, o acrónimo é o ADN e nesse caso o açúcar não é a ribose mas sim a desoxirribose.
Ficamos a aguardar por mais uma das gafes de António Cavaco. Só não sei se haverá tempo para apanhá-las todas...
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Retrospectiva de José João Dutra
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
PSD anda em "castings"??
Costa Neves, presidente do PSD-Açores, lembrou que “é mais razoável respeitar os militantes dos Açores e não vir para aqui dar opinião sobre a situação interna no PSD-Açores”, até porque o PSD-Açores é uma “organização autónoma e com vida partidária própria e é nesta linha que funciono”.
Será que Costa Neves precisa começar a preocupar-se com os que tem à sua volta? É que todos nós já ouvimos falar da pessoa que vai apoiar o seu amigo ao "casting" e acaba por conseguir o lugar que o amigo queria...
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Sexo só com preservativo (camisinha)... Mas como usar?
Os açorianos têm muitas questões a ultrapassar e esta é mais uma. O uso do preservativo não faz de um homem menos "macho" e não é apenas para os jovens e solteiros.
Além de evitar a gravidez, também evita a transmissão de várias doenças, tais como:
- VIH (SIDA);
- Hepatite B, C;
- Gonorreia;
- Sífilis;
- Candidíase;
- Etc.
domingo, 2 de setembro de 2007
Negócio do sexo funciona 24 horas por dia em São Miguel
Não seria melhor permitir a criação de bordéis legalizados e fiscalizados, com boas condições de higiene? Talvez assim a exploração dessas pessoas, por terceiros, não existisse e os riscos para a saúde pública fossem reduzidos.
sábado, 1 de setembro de 2007
Tetrapi - "Melhor educação, melhor cidadania"
Além disso, o Tetrapi tem em projecto a criação da primeira escola secundária privada nos Açores. Esperemos que tenha bom sucesso.
Consta até que a reitoria da Universidade dos Açores foi contactada para ser parceira nesse projecto, mas terá recusado a proposta, apenas por considerar imiscíveis os ensinos superior e secundário. Além disso, demorou quase um ano a dar a resposta, o que revela pouco profissionalismo, desrespeito e falta de estratégia. Assim coloca-se a questão, quem será o parceiro sortudo do Tetrapi?
http://www.tetrapi.com/
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Braathens Boeing 737-400
Existem várias companhias aéreas a escalar os Açores e a efectuar transporte entre este arquipélago e outras regiões da Europa. Pena é que os voos domésticos só sejam efectuados pela SATA e pela TAP, pois assim continuamos a ser prejudicados pelos elevados preços dos bilhetes.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
E este? Quem é?
Ainda muito jovem, quando frequentava o Liceu Antero de Quental, foi membro da Cooperativa Cultural "Sextante", da ilha de São Miguel, que se destacou em acções cívicas de oposição ao regime ditatorial de Salazar e Marcelo Caetano, que a mandou encerrar pela mão da PIDE/DGS, a polícia política.
A sua inclinação para actividade política radica numa tradição familiar que levou, entre outros, o seu tio-avô a uma participação activa no Partido Socialista e em movimentos operários da Primeira República, tendo este, nessa altura, dirigido jornais, como O Proletário, semanário da Federação Operária, o Protesto, órgão do Centro Socialista Antero de Quental, e o Protesto do Povo, quinzenário socialista, publicados em Ponta Delgada. A sua formação cívica, nos anos imediatamente anteriores ao 25 de Abril, está profundamente associada às influências de seu irmão, jornalista, e a outras figuras de referência da época nos meios estudantis e de oposição em Ponta Delgada, como Jaime Gama, Mário Mesquita e Medeiros Ferreira, todos eles estudantes no Liceu Antero Quental.
Em 1973, com apenas 17 anos de idade, integrou a Comissão Dinamizadora da C.D.E. em Ponta Delgada. A 26 de Abril de 1974, um dia depois da Revolução dos Cravos, que restituiu a liberdade ao povo português, fundou a Associação de Estudantes do Liceu Antero de Quental, e, um mês mais tarde, a Juventude Socialista nos Açores.
Foi membro do primeiro Secretariado eleito da Secção de Ponta Delgada do Partido Socialista e da delegação dos Açores ao I Congresso Nacional do P.S. na legalidade e ao I Congresso Nacional da Juventude Socialista.
Em 1977 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido eleito para a Direcção da Associação de Estudantes e para os órgãos de gestão daquela instituição universitária. Até 1980 foi, também, coordenador nacional da J. S. para o ensino superior.
Fez parte da Comissão Organizadora das primeiras comemorações do Dia do Estudante, em Portugal, após o 25 de Abril, e foi um dos fundadores da então criada União Nacional dos Estudantes Portugueses. Em Lisboa trabalhou, ainda, como funcionário-coordenador de uma Cooperativa de Documentação e Cultura.
Ao longo de todos esses anos foi sempre dirigente nacional da J.S., membro da sua Comissão Nacional, e, mais tarde, do seu Secretariado Nacional Executivo. Em 1986, quando é presidente do Congresso Nacional daquela organização autónoma do P.S. foi proclamado Membro Honorário Nacional da Juventude Socialista.
Foi Adjunto do Secretário de Estado da Administração Pública do II Governo Constitucional.
De regresso aos Açores ingressa, como deputado, na Assembleia Regional em Janeiro de 1981. Integrou, pouco tempo depois, a Direcção do Grupo Parlamentar do P.S. e várias comissões parlamentares, presidindo à Comissão dos Assuntos Económicos. Mais tarde foi eleito Vice-Presidente da Assembleia Regional, sendo, ainda hoje, o deputado que mais tempo ocupou essas funções.
De 1983 a 1985 foi líder do P.S. nos Açores.
Entre Dezembro de 1988 e Dezembro de 1989 é deputado na Assembleia da República, para que fora eleito em Julho de 1987. Faz, então, parte da Direcção do Grupo Parlamentar, a convite de António Guterres, e das Comissões de Defesa Nacional, da Juventude e dos Direitos, Liberdades e Garantias.
Foi membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e foi, de 1993 a 1997, Presidente da Assembleia de Freguesia da Fajã de Baixo, cuja junta é presidida pelo autarca eleito mais antigo do país.
A 30 de Outubro de 1994 é eleito Presidente do P.S./Açores, com 92% dos votos expressos em escrutínio secreto, no Congresso Regional. No ano seguinte acrescenta à sua qualidade de membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional do P.S. a sua eleição para o Secretariado Nacional, de que continua a fazer parte.
Proferiu diversas comunicações em colóquios e conferências nos Açores, no país e no estrangeiro, e tem uma antiga e vasta colaboração publicada na imprensa regional, tendo sido, inclusivé, comentador político com carácter regular na RTP/Açores.
Nas eleições regionais de 13 de Outubro de 1996, como candidato dos socialistas açorianos à Presidência do Governo Regional, anula uma diferença de mais de 20% que separava o P.S. do P.S.D., vencendo com 46% dos votos expressos. A 9 de Novembro de 1996 tomou posse como Presidente do VII Governo Regional dos Açores.
É membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Protecção Civil.
Nas eleições legislativas regionais de 15 de Outubro de 2000 volta a vencer – com 49,2% dos votos expressos, elegendo trinta dos cinquenta e dois deputados que compõem o parlamento – tendo tomado posse a 15 de Novembro daquele ano na liderança do VIII Governo Regional dos Açores. A 17 de Outubro de 2004 vence, pela terceira vez consecutiva, as eleições regionais, reforçando substancialmente o apoio popular ao PS (57% dos votos expressos e 31 dos 52 deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores).
Foi de Outubro de 2003 a Setembro de 2004, Presidente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia.
É membro titular permanente do Comité das Regiões da União Europeia, do Congresso dos Poderes Regionais e Locais da Conselho da Europa, e da Assembleia das Regiões da Europa, entre outros organismos internacionais.
É sócio honorário, por deliberação das respectivas direcções, da Associação Portuguesa de Saint Thérèse, e da Casa dos Açores do Québèc, Canadá, da Associação dos Imigrantes nos Açores, da Casa dos Açores do Rio de Janeiro e da Casa dos Açores do Algarve, sendo neste caso o primeiro distinguido, por deliberação unânime da respectiva Direcção. Recebeu, também, entre muitas outras, as seguintes distinções: Personalidade da Década de 90, do jornal Expresso das Nove; Político do Ano, de 2001, da revista Saber Açores; Medalha de Mérito Riograndense, atribuída pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; Medalha de Mérito Francisco Dias Velho, atribuída pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, Brasil, e troféu Açorianidade 2003, atribuído pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Quem é este político açoriano?
Concluiu os estudos secundários, em 1960, no Liceu Antero de Quental, recebendo o Prémio Nacional, correspondente à mais alta classificação do ano lectivo em Portugal.
Licenciou-se em Direito, em 1965, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e concluiu, na mesma escola, com distinção, em 1966, o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, defendendo uma tese sobre o tema Responsabilidade Civil da Administração Pública.
De 1965 a 1969 foi chefe de redacção da revista Rumo, de Lisboa. Colaborou também no Diário dos Açores.
A partir de 1967 exerceu advocacia em Lisboa. A partir de 1975 transferiu o seu escritório de advogado para Ponta Delgada.
Entre 1969 a 1975 foi membro do Centro de Estudos Fiscais e participou, integrado na delegação portuguesa, nas negociações do Tratado de Comércio com a Espanha (1970) e em diversas reuniões do Grupo de Trabalho da OCDE sobre dupla tributação.
Tendo sido um dos fundadores, em Maio de 1974, do Partido Popular Democrático (PPD) nos Açores, desempenhou, desde essa data e até ao presente, cargos directivos nas estruturas partidárias:
Foi Presidente da Comissão Política Regional do PSD de 1974 até Dezembro de 1995;
É Presidente Honorário do PSD e da JSD dos Açores;
Foi Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do PSD entre 1995 e 1996 e Presidente do Conselho de Jurisdição Nacional, entre 1996 e 1999;
É membro do Conselho Nacional e do Conselho Regional dos Açores do PSD;
Desde Julho de 2000, preside ao Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro.
Em 1969 foi eleito deputado pelo círculo de Ponta Delgada à Assembleia Nacional onde interveio em numerosas questões de interesse para Açores. Colaborou com Francisco Sá Carneiro na elaboração de um projecto de revisão constitucional, apresentado em 1970.
Em 1975 foi eleito deputado pelo círculo de Ponta Delgada, nas listas do PPD, à Assembleia Constituinte, onde liderou a actuação do PPD em defesa da autonomia política e administrativa dos Açores e da Madeira, colaborando, activamente, na redacção dos preceitos constitucionais sobre a matéria.
Fez parte da Comissão nomeada pela Junta Regional dos Açores para redigir o Projecto de Estatuto Provisório da Região Autónoma dos Açores e colaborou na redacção do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores.
Em 25 de Abril de 1976 foi eleito deputado (PPD) pelo círculo eleitoral dos Açores à Assembleia da República, mandato que suspendeu, a seu pedido, a 8 de Setembro do mesmo ano, para tomar posse do cargo de primeiro Presidente do Governo Regional dos Açores. Desempenhou esse cargo até Outubro de 1995, no seguimento de eleições democráticas, com periodicidade quadrienal, razão da suspensão dos sucessivos mandatos de deputado à Assembleia da República, para que foi eleito em 1976, 1979, 1980, 1983, 1985, 1987 e 1991.
Foi, até ao termo das suas funções como Presidente do Governo Regional, em Outubro de 1995, o cidadão com o maior número de anos consecutivos no exercício de um cargo governativo previsto na Constituição portuguesa de 1976.
Foi membro da Conferência Permanente dos Poderes Locais e Regionais da Europa, organismo especializado do Conselho da Europa, tendo lançado as iniciativas conducentes à realização, em 1981, nas Canárias, da I Conferência das Regiões Insulares Europeias e, em 1984, em Ponta Delgada, da II Conferência, de ambas as quais foi o relator-geral. Os documentos finais dessas conferências – a Declaração de Tenerife e a Declaração dos Açores – contêm o levantamento da problemática das ilhas europeias e lançam as bases de uma política europeia para as regiões insulares.
Foi também relator-geral da III Conferência das Regiões Insulares Europeias, realizada em 1991, em Marienham, nas ilhas Åland (Finlândia).
Fez parte, desde a fundação, da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Comunidade Europeia, exercendo funções como presidente da comissão entre 1994 e 1995. Foi vogal da Comissão Permanente da Assembleia das Regiões da Europa.
Designado pelo Conselho de Ministros da União Europeia membro do Comité das Regiões, criado pelo Tratado de Maastricht, foi eleito vice-presidente, cargo que exerceu de 1994 a 1995. Foi relator do primeiro parecer discutido a aprovado pelo Comité das Regiões, em Abril de 1994, relativo à criação do Fundo de Coesão.
Participou, como Orador Especial convidado, no Simpósio Internacional das Ilhas, realizado em Hiroshima, no Japão, em 1989; na Conferência Ilhas 2000, levada a efeito em 1992, em Taormina, na Sicília, durante a qual foi distinguido com o Prémio Castor e Pollux, da Liga Naval Italiana; e na I Cimeira dos Arquipélagos Irmãos do Hawaii, em Honolulu, também em 1992.
Foi, por inerência, Conselheiro de Estado e Membro do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna, do Conselho Superior de Informações e do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência.
Em Maio de 1995, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, em Ciências Económicas, pela Universidade dos Açores. Em 1998, foi-lhe conferido o grau de Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa.
Nas eleições legislativas de 1995, foi eleito deputado à Assembleia da República e tendo-se demitido das funções de presidente do Governo Regional a 20 de Outubro de 1995, ocupou o lugar para que foi eleito na Assembleia da República.
A paretir de 1996 foi vice-presidente da Mesa do Parlamento, membro da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, tendo nesta qualidade sido o relator da revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, realizada em 1998. Participou também na Comissão Eventual para a IV Revisão da Constituição (1997), tendo apresentado numerosas propostas de emenda sobre diversas questões de estrutura do Estado, com destaque para a modernização e ampliação do regime autonómico democrático insular.
Em Janeiro de 1999 foi eleito Presidente da Comissão de Fiscalização do Cumprimento das Obrigações dos Estados Membros do Conselho da Europa. Interveio, em representação do Presidente da Assembleia da República, na Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da Bacia Mediterrânica, realizada em Atenas, em Abril de 1997.
Em Dezembro de 2001 tomou posse como Conselheiro de Estado, eleito pela Assembleia da República.
Desde Janeiro de 1996 e até à sua eleição como Presidente da Assembleia da República, manteve uma coluna semanal de comentário político no Diário de Notícias de Lisboa e ocasionalmente escreve para vários outros jornais.
Foi eleito Presidente da Assembleia da República em Abril de 2002, no início da IX Legislatura, cessando funções a 16 de Março de 2005. Participou na Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da Europa em Zagreb, Croácia, de 9 a 11 de Maio de 2002, e na Conferência dos Presidentes dos Parlamentos da União Europeia em Madrid, Espanha, de 7 a 9 de Junho do mesmo ano.
Durante o seu mandato, recebeu em Lisboa visita de vários Chefes de Estado, Presidentes de Parlamento, Primeiros-Ministros ou membros do Governo de vários países, nomeadamente: Alemanha, Itália, Irlanda, Áustria, Hungria, Polónia, Roménia, Bulgária, Grécia, Chipre, Turquia; Estónia, Letónia, Lituânia, República Checa, Eslováquia, Eslovénia; Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste; Estados Unidos da América; República Popular da China, Índia, Japão, Austrália, Africa do Sul, Singapura, Tailândia, Correia do Sul, Arábia Saudita, Irão, Iraque, Koweit, Argentina, Chile e Paraguai.
No início da IX Legislatura, foi aprovada uma profunda revisão do regimento da Assembleia da República, que ampliou os direitos dos partidos da oposição e tornou o Parlamento o centro do debate político, intensificando os mecanismos de fiscalização do Governo e instituindo os debates mensais com o Primeiro-Ministro.
Organizou em Lisboa, em Abril de 2003, a Conferência dos Presidentes dos Parlamentos dos Países Candidatos à Adesão à União Europeia; e em Abril de 2004, a Conferência dos Presidentes dos Parlamentos dos Países Lusófonos que se tornaram independentes após a revolução de 1974.
Organizou, nos Açores, em 2004, a Conferência Parlamentar comemorativa do 60º Aniversário do Acordo de Cooperação Militar Luso-Americano.
Foi reeleito Deputado pelo círculo eleitoral dos Açores à Assembleia da República em 20 de Fevereiro de 2005.
Foi condecorado, em 1984, pelo Presidente da República Ramalho Eanes, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 1989 recebeu, do Presidente da República Francesa, o Grande Oficialato da Ordem de Mérito.
Em 1996 foi condecorado, pelo Presidente da República Mário Soares, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Em 1998 foi condecorado, pelo Presidente da República Federal da Alemanha, com o grau de Grande Oficial da Ordem Nacional de Mérito.
Em 2002 recebeu, do Presidente da República da Hungria, a Grã-Cruz da Ordem de Mérito da República da Hungria.
Em 2003 foi condecorado, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, com a Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul.
Em 2004, foi condecorado, pelo Presidente da República da Áustria, com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito da República da Áustria.
É Cidadão Honorário dos concelhos de Vila Franca do Campo, Santa Cruz da Graciosa e Lajes das Flores. Recebeu a Chave de Ouro da Cidade de Ponta Delgada.
terça-feira, 28 de agosto de 2007
Sara Sardinha / André Marques (POR) - French Open 2006
Sara Sardinha é uma jovem atleta açoriana, que tem obtidos bons resultados em provas internacionais de ginástica aeróbica.
Há assim mais açorianos com sucesso no desporto, além do Pauleta.
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Melhores países para comer
Comem bem, comam peixe...
domingo, 26 de agosto de 2007
Feira de sexo nos Açores
Será que um dia poderá haver um evento desses nos Açores? Será que um dia o conservadorismo local abrirá espaço a que tal aconteça?... talvez um dia, à semelhança do que aconteceu com a entrada de 'sex-shops'... ou melhor com a 'sex-shop', pois só há uma no Centro Comercial Solmar.
Mas a questão principal desta mensagem não é saber quando teremos nos Açores uma feira de sexo, mas sim quando é que os açorianos saberão lidar com a sua sexualidade, e a dos outros, sem vergonha, discriminação ou ocultação?
sexta-feira, 17 de agosto de 2007
Placa pouco informativa na Universidade dos Açores
O que ressalta desta situação é que numa universidade, onde devia haver lugar para a sabedoria, a eficiência e o rigor, há também lugar para a incompetência. Até porque as placas como a da imagem estão colocadas há mais de um ano, sem que tenha sido feita qualquer correcção... bastava colocar uns autocolantes com os números correctos na legenda e no mapa... decerto não custa muito e ainda dá trabalho a pelo menos um funcionário... sim, porque falta trabalho a muitos dos funcionários da Universidade dos Açores. Emprego muitos têm.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
XII Anticiclone Cibernético
Está previsto que esta maratona informática dure 36 horas consecutivas, desde as 9h00 de sábado até às 21h00 de domingo, sendo possível participar em concursos, de benchmark, e aulas abertas, em novas tecnologias e apresentações em multimédia, e conviver com outros informáticos.
quarta-feira, 15 de agosto de 2007
O acesso ao Ilhéu de Vila Franca está restringido
Quem achar que o governo regional procedeu mal deverá reclamar e apresentar propostas alternativas e em conformidade com a legislação que protege as reservas naturais. O proprietário da empresa “Moby Dick Tours”, insatisfeito, considera que fez mal em sair dos E.U.A.... mas isso tem remédio... volte para lá... só não sei se lá se safava melhor, pois lá a fiscalização ambiental é muito mais apertada que cá.
segunda-feira, 13 de agosto de 2007
Lagoa e Vila Franca do Campo estudam elevação a cidade
Primeiro deviam trabalhar muito e proporcionar um grande crescimento económico e social quer de Vila Franca do Campo quer da Lagoa e só depois equacionar a elevação de vila a cidade... sim, porque estão a pensar o contrário, isto é, criar novas (mini-)cidades e assim conseguir mais verbas para tentarem um maior desenvolvimento.
Em suma, deviam trabalhar mais para ganhar mais, não o inverso.
domingo, 12 de agosto de 2007
Terminal 2 do aeroporto de Lisboa
sábado, 11 de agosto de 2007
Parkour em S. Miguel por Bruno Sousa
Nestes vídeos, Bruno Sousa é o traceur que nos mostra as suas habilidades na zona da Urbe Oceanus, em Ponta Delgada.
Cuidado para não te partires...
sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Junta de Freguesia de São Pedro (Ponta Delgada)
Será que esta junta de freguesia não tinha nenhuma outra entidade ou pessoas em necessidade a quem dar quase 7000€, em vez de os dar, em 2006, ao Marítimo Sport Clube (www.jfspedro.com/boletim10.htm)? Esta dúvida surgiu-me porque, apesar de este clube de futebol representar um meio de muitas crianças praticarem desporto, é sabido que também é na sua sede que a venda de droga é diária e que não há respeito por parte dessa entidade pelos peões que circulam junto à sua sede, visto que a sua carrinha é estacionada com muita frequência em cima da passadeira ali existente.
Além disso, a ajuda que o presidente diz gostar de dar a quem necessita, é muitas vezes recusada a quem de facto tem necessidade e apenas pede uma ínfima parte daquilo que esta junta dá, de mão beijada, àquele clube.
É triste ver situações destas....
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
Açorianos estão mais obesos do que os restantes portugueses
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Maré de Agosto 2007
- Buraka Som Sistema - DJ Set (Portugal);
- DJ Luís Leite + Double Face (Portugal);
- Gocoo (Japão);
- Tishamingo (E.U.A.);
- DJ Miss Blondie (Portugal);
- Mandrágora (Portugal);
- Luisito Quintero (Venezuela);
- Rui Veloso (Portugal);
- DJ Pimpztress Rah (E.U.A.);
- YDBand (Portugal);
- New York Ska-Jazz Ensemble (E.U.A.);
- Marcelo D2 (Brasil);
- DJ Tânia Pascoal (Portugal);
- Kumpania Algazarra (Portugal).