terça-feira, 8 de abril de 2008
PSP em S. Pedro (Ponta Delgada)
segunda-feira, 24 de março de 2008
sexta-feira, 21 de março de 2008
"Senhora do mar" com imagem dos Açores
Conseguem identificar a imagem dos Açores que aparece neste vídeo de promoção da canção vencedora do Festival da Canção 2008?
domingo, 16 de março de 2008
Terrorista nos Açores 2
Continuação do filme "Terrorista nos Açores". Só não percebo a obsessão pelas casas-de-banho...
Telecomunicações nos Açores
Esta e outras ocorrências num passado recente mostram como os Açores estão vulneráveis e como a economia açoriana pode ser gravemente prejudicada se não houver alternativas à PT.
quinta-feira, 13 de março de 2008
Quotas leiteiras: lavradores divididos
Ora, quando a Comissão Europeia vem dar-lhes o que durante muitos anos pediram, já não querem. Alguns ainda querem, mas a maioria já não. Dizem que só vão perder dinheiro, pois o mercado açoriano e português, em geral, vai ser inundado com leite de outros países europeus e até extra-comunitários. Não dá para entender os nossos lavradores ou os seus representantes.
Mas deixo aqui a questão, será que os lavradores açorianos são bem representados? Outra questão ainda, porque não se juntam em sociedades empresariais, com muitas vacas e poucas barreiras entre pastagens, em detrimento de associações sorvedoras de dinheiro e sem verdadeiros benefícios para os lavradores?
quarta-feira, 12 de março de 2008
Tourada sem touros na Terceira
Mas onde está o touro? Ainda bem que não apareceu pela arena... Deviam acabar com este tipo de touradas e apenas manter as touradas à corda. Essas sim, muito mais divertidas e menos violentas.
segunda-feira, 10 de março de 2008
Luto na educação
domingo, 9 de março de 2008
sábado, 8 de março de 2008
Manifestação de professores em Ponta Delgada
É triste...
Jornalista- Porque é que veio até cá?
Professor 1- Porque estou contra a... acho que estou solidário com os meus colegas do continente e não concordo com alguns aspectos da... do estatuto da carreira docente... de cá dos Açores.
Jornalista- Como é que foi convocado para esta...?
Professor 1- Por sms.
Parece que este professor só está seguro da forma como foi convocado para a manifestação. De resto, não apresentou uma única razão concreta para se manifestar contra a ministra da educação.
Professor 3 (Isabel Rodrigues)- ...no entanto, é esta mesma senhora que acha que tem que haver rigor total na... na avaliação. Acho que sim, nós queremos ser avaliados, agora temos que ver que sistemas de avaliação é que vão existir.
Então não sabe que sistema de avaliação vai existir? Está contra o sistema de avaliação proposto pelo ministério, mas diz-se ignorante no que toca à existência de sistemas de avaliação. Para estar contra algo é preciso esse algo existir e ter conhecimento da sua existência.
Professor 4- Ninguém está contra a avaliação dos professores. O que nós não queremos é que haja uma designificação da carreira docente...
Este é um exemplo da falta de cuidado com que alguns professores das nossas escolas falam. É este o modelo que estes professores apresentam aos nossos alunos.
Professor 5- ...o problema é que o contexto é logo diverso dentro da escola.
Este professor tem razão. Mais, dentro das escolas há discriminação entre grupos de professores. Geralmente, os mais velhos discriminam os mais novos e mais actualizados dando-lhes turmas com alunos problemáticos e com um potencial de progressão reduzido. Há também discriminação entre grupos de disciplinas. Mas como resolver isto? Com bom senso, rigor e justiça. Daí que alguns professores mais velhos não apreciem a ideia de saber que podem vir a ser avaliados por colegas seus mais novos. Será isto mau?
Professor 3 (Isabel Rodrigues)- a quem tivermos que apoiar na tuensão ou em qualquer outra situação...
Tal como o professor 4, esta professora devia ter mais cuidado com o que diz. "Tuensão"?? Será que queria dizer tutoria? Não se percebe bem que palavra pretende usar.
Felizmente, nem todos os professores açorianos nem do resto do país são maus. Mas o certo é que há muita mediocridade na educação em Portugal, a começar no primeiro ciclo do ensino básico, mas não só.
sexta-feira, 7 de março de 2008
Café Parlamento
Será que este novo programa da RTP-Açores saberá a grão torrado em demasia ou será de sabor suave e frutado?
Esperemos que não seja um olhar demagógico para o dia-a-dia dos açorianos e uma adoração do próprio umbigo por parte dos políticos participantes.
Viva a ministra da educação
As manifestações actuais não trazem nada de novo, apenas mostram como uma minoria dos professores não querem ser avaliados, não querem reconhecer a mediocridade de alguns colegas seus e, eventualmente, de si próprios, não querem estabelecer critérios para melhorarem e não querem ser justos e rigorosos como exigem, ou deveriam exigir, aos seus alunos.
Por isso, digo: viva esta ministra da educação.
quinta-feira, 6 de março de 2008
quarta-feira, 5 de março de 2008
Investigação nos Açores
A aposta do governo regional é boa e merece os parabéns. Talvez o que não seja necessário é a imensa publicidade diária em certos órgãos de comunicação. Parece eleitoralista e populista.
Mas de qualquer modo, viva os milhões de euros para a investigação açoriana e que isso estimule a excelência e a transferência de conhecimentos e tecnologia para as empresas regionais, nacionais e internacionais.
terça-feira, 4 de março de 2008
Criminalidade nos Açores
O problema da criminalidade é, sem dúvida, da responsabilidade dos vários políticos, sejam presidentes de câmara, junta de freguesia ou governo, mas também é da responsabilidade de todos nós. O importante é pensar em medidas que visem reduzir e, acima de tudo, previnir os crimes.
Não chega dizer que o número de crimes aumentou. É preciso procurar aumentar o número de agentes policiais nas ruas, em patrulhas. É preciso criar melhores infraestruturas de apoio às polícias. É preciso diminuir os erros arquitectónicos que são permitidos pelas câmaras e que facilitam, muitas vezes, os assaltos de surpresa. É preciso fiscalizar mais. É preciso não ter medo de afrontar algumas pessoas da sociedade açoriana.
Por exemplo, se se sabe que grande parte da criminalidade da zona da Calheta, em Ponta Delgada, está relacionada com o tráfico e consumo de droga, por que não fazem mais rusgas e apreensões nos cafés da Prachinha, nomeadamente no do Futebol Clube do Marítimo? Por que razão não fiscalizam a sério alguns membros das comitivas de clubes de futebol, e não só, que se deslocam regularmente a Lisboa e que quando regressam trazem mais do que vitórias ou derrotas? Alguns detentores de estabelicmentos para venda de fármacos são conhecidos por se envolverem em certos negócios obscuros... etc... etc...
Ou seja, se os governantes e as polícias quiserem e os tribunais ajudarem, a criminalidade pode ser severamente reduzida. Mais, é necessário que todos os cidadãos colaborem, não incitando nem facilitando a ocorrência de crimes.
Hino dos Açores (Hino da autonomia)
Ponham-se de pé, se fazem favor, pois é o hino dos Açores que se vai ouvir...
domingo, 2 de março de 2008
sábado, 1 de março de 2008
Maioria apoia Canadamar
A esta pergunta e neste blogue, responderam da seguinte forma:
Sim - 89%;
Não - 11%.
Estágio de karaté nos Açores
Nuno Cardeira:
- foi 5 vezes campeão nacional pela Federação Nacional Karaté-Portugal;
- foi campeão europeu da EGKF, em 1993;
- é treinador de karaté de nível I;
- é árbitro nacional de 'kumite' e juiz nacional de 'kata';
- é presidente da Associação Nacional de Árbitros de Karaté;
- é presidente da 'Japan Karate Federation' Goju-Kai Portugal;
- é membro da Comissão de Arbitragem da Federação Europeia Karate Goju-Ryu;
- é coordenador da formação em defesa pessoal do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Navios da Canadamar
Eis os navios que a Canadamar pretende trazer para os Açores. Conseguirá? Não haverá um qualquer impedimento por parte do governo regional?
Boas e más notícias para os habitantes de Ponta Delgada
- boas- as obras do parque de estacionamento subterrâneo naquela avenida estão a avançar rapidamente;
- más- é necessário modificar novamente os hábitos de circulação dos utilizadores da baixa de Ponta Delgada.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008
Reunião informal de ministros europeus em Ponta Delgada
Não sabia que o Açores Vip também se interessava pela política... Ou será que se interessa apenas pela festa dos políticos? Muita comida e bebida... quem terá pago?
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Investigação em genética humana avança nos Açores
Porque não combinam esforços a equipa da doutora Luisa Mota Vieira, do Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada), e a equipa da doutora Manuela Lima, do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores?
Uma vez que trabalham em áreas afins e com objectivos de estudo idênticos, seria um modo de colaboração interessante entre universidade e hospital, quiçá até apoiada por alguma empresa regional ou nacional, e uma forma de optimizar recursos humanos e logísticos.
Decerto a conjunção de esforços traria maior proveito à investigação realizada e maior poder de competição com equipas estrangeiras.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Universidade dos Açores: trigo vs joio
Em suma, o trigo existe na universidade açoriana, mas o joio está em grande abundância e a tornar-se matéria de oclusão daqueles que pretendem melhorar e avançar. A utilidade da investigação de cada grupo é sempre questionável e sempre de dúbia utilidade, mas o futuro traz sempre algo a acrescentar e modos de utilizar a informação que no presente é adquirida e que não se sabe bem para que serve ou servirá... Acredito ainda que se o trigo fosse bem separado do joio e houvesse uma boa gestão na Universidade dos Açores, a excelência na docência e na investigação em áreas viradas para a saúde, a biotecnologia, a climatologia e a vulcanologia podia ser alcançada e de aplicação quase imediata não apenas na sociedade açoriana, mas também a nível mundial.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
Tarifas aéreas mais baratas
O governo regional anunciou tarifas aéreas mais baratas já a partir de Março. Será verdade? Esperemos que sim. O mais provável é ser verdade, pois as eleições estão a aproximar-se.
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Priolo = ave do ano 2008
Apesar de reconhecer a utilidade de conservação de certas espécies animais, vegetais ou outras, gostaria de colocar algumas questões relativas a esta situação.
Qual a importância do priolo, no contexto mundial e regional? O seu desaparecimento prejudica muito o equilíbrio ecológico onde ele existe? Qual o seu papel para manutenção de espécies vegetais, nomeadamente de importância para os humanos?
As enormes despesas resultantes do projecto de recuperação do habitat e número de indivíduos do priolo são justificáveis? Não podiam ser usadas noutros projectos, com maior relevância regional e internacional? Por exemplo, em projectos de investigação em biomedicina ou biotecnologia? Ou em projectos de recuperação social de comunidades desfavorecidas?
Porque razão um espécie passeriforme com tão poucos indivíduos (dezenas) leva ao pagamento de salários de várias pessoas, durante vários anos, quando se fala em reduzir despesas e aplicar verbas apenas em projectos de interesse nacional e para transferência de tecnologia a favor da saúde e bem-estar dos humanos?
A conservação de espécies pode ser considerada importante, mas o seu desaparecimento não poderá ser considerado um passo na evolução do total das espécies? Quantas espécies não desapareceram já, sem que os humanos fossem os culpados por isso? E por último, será que ao impedirmos que algumas espécies desapareçam, não estaremos a desequilibrar a natureza?
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Alterações na Calheta (São Pedro, Ponta Delgada)
Com este projecto essa zona ganha mais projecção e mais importância, pelo que a autarquia devia sem mais hesitações promover o surgimento de uma nova e moderna esquadra da PSP naquela zona, bem como o reforço de policiamento. Além disso, uma reformulação do tráfego em Ponta Delgada deverá ser equacionada, com todas as novas infra-estruturas a surgirem na maior cidade dos Açores.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
Mérito da Canadamar
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Canadamar propõe transportar passageiros durante todo o ano
"Um pedido da sociedade Canadamar para operação anual de dois ferrys no transporte de passageiros, carros e carga entre todas as ilhas dos Açores, está a causar algum frenesim nos meios ligados ao transporte marítimo na Região. Os dois catamarans navegam a velocidades acima dos 3o nós em mar com ondas até 3,5 metros, praticamente o dobro da velocidade máxima dos dois navios que o governo dos Açores mandou construir nos estaleiros de Viana do Castelo. A sua operação é posta em causa pela Atlanticoline. " in Correio dos Açores.
É de louvar esta iniciativa de uma empresa com capital totalmente privado e que pretende ligar todas as ilhas açorianas, durante todo o ano. Além disso, apresenta a possibilidade de reduzir para metade o tempo de viagem inter-ilhas, quando comparado com a Atlânticoline. Pena é uma empresa com capital público, como a Atlânticoline, estar a pôr em causa a capacidade e a utilidade desta empresa, a Canadamar, para efectuar as operações propostas. Será que vamos assistir a um impedimento da navegação da Candamar, apenas para proteger a empresa pública e assim proteger também alguns "tachos"? Ou será que teremos uma alternativa à Atlânticoline?
domingo, 3 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Falta dinheiro para pagar igrejas no Faial
A Diocese de Angra anda sem dinheiro e anda sempre a pedi-lo ao governo e a todos os açorianos. Não lhe basta todos os benefícios que obtém a partir do estado?
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Decréscimo de passageiros nos aeroportos dos Açores
sábado, 26 de janeiro de 2008
Novas formas de financiamento da tripolaridade da Universidade dos Açores
Finalmente uma boa ideia! Aliás, esta ideia já foi defendida anteriormente, sob a intenção de serem criados institutos autónomos de investigação... na altura não foi apreciada com agrado, mas agora o governo parece estar interessado e ainda bem.
Oxalá a universidade aceite esta proposta. O único senão para o reitor e a sua administração é terem que mostrar ao governo a sua gestão, ou melhor a sua má gestão, para o governo se aperceber do que pode encontrar e que necessidades financeiras terá de suprir.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Tarifas promocionais nos voos inter-ilhas
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Até Novembro: 54 abortos
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Santa Maria
Este é um vídeo para os que gostam de Santa Maria e estão longe. Assim, podem recordar os bons momentos que lá passaram.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
"Stand-up comedy" com George Carlin e a sua visão sobre a religião
Como reagiria a Diocese de Angra a um espectáculo como este, em que a religião é o motivo de piada?
SATA de e para os EUA
sábado, 19 de janeiro de 2008
Caça à baleia nos Açores
Este é um documentário que a RTP-Açores passou há alguns anos. Chama-se "Quando o Mar Galgou a Terra" e é da autoria de António Campos.
Quem terá sido?
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)
Eis a promoção dos Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa. Mas onde andam os preços baixos do transporte aéreo de e para cá?
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
"Vidas em risco" da RTP-Açores
Reportagem sobre os nascimentos a bordo dos helicópteros da Força Aérea nos Açores.
E há quem se queixe de não ter uma maternidade ou sala de urgência a menos de 10 minutos de sua casa...
Quase 100 toneladas de batata por escoar
Só forró... de improviso
O nome deste grupo pode induzir-nos a pensar que são brasileiros, mas não... são açorianos e andam pela Terceira.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
Avé César!!
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Futuro da SATA...
Eis alguns dos pontos apresentados pela petição apresentada à Assembleia Legislativa Regional e as minhas respostas a estes mesmos pontos:
1. Privatização da SATA? Sim.
2. Redução das tarifas aéreas inter-ilhas e para o exterior? Sim.
3. Tarifas de residentes para imigrantes? Sim.
4. Tarifas especiais para emigrantes? Não.
5. Tarifas muito especiais para militares americanos da base das Lajes? Não.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
Divergências entre Carlos César e Sócrates
Será esta mais uma prova de que Sócrates está mais interessado em melhorar o país, em vez de fazer política de interesses e enriquecimento pessoal? O primeiro-ministro tem dado provas de que não olha à côr política dos presidentes regionais, de câmaras e de freguesias quando o que está em causa é o interesse e a melhoria nacional. César quer mais poder e Sócrates parece não ir na conversa...
Além disso, cada dia que passa, César assemelha-se cada vez mais com Jardim.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
O que dizer do senhor reitor?
"Governo da República não compreende Universidade"
Porque será? Talvez porque o reitor não sabe o quer para o futuro da universidade? Este reitor prefere viver num pântano e afundar mais a universidade em vez de a governar e dar-lhe um futuro promissor e de excelência.
O reitor não pretende dispensar 25% da sua mão-de-obra. É bom saber isso. É bom saber também que ele compactua com a inactividade de muitos dos seus funcionários e de alguns docentes e investigadores. Não se percebe porque razão a universidade mantém vários condutores de viaturas oficiais se a maioria dos docentes e investigadores possui carta de condução e estão assim habilitados a conduzir as viaturas, apenas em deslocações oficiais, nomeadamente em momentos de aulas, ao contrário do que parece acontecer na actualidade.
Porque precisa a universidade das dezenas ou centenas de administrativos se cada vez mais os processos tendem a ser informatizados?
O reitor diz que necessitaria de 750 a 1000 alunos mais por ano para fazer face às despesas. Ora, se cortasse nas despesas já não necessitaria de tantos alunos. Mas partindo do princípio que ele não vai cortar nas despesas, o que pretende fazer para atrair esses 750-1000 alunos? Lá está, este reitor não apresenta ideias para o futuro da universidade e não parece estar disponível para virar a instituição para o exterior e para as empresas. Está mais preocupado com o passado, do qual não foi responsável, e pouco ou nada com o futuro. O antigo reitor Vasco Garcia era odiado por uns e amado por outros, mas ao menos fez muito pela universidade e deixou obra feita a vários níveis. O actual reitor quer agradar a gregos e troianos... mas onde está a obra feita?
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Nableena
Banda açoriana com influências de "Cradle of filth"? Nableena cantando e tocando "Howling Blizzard". Haverá CD com originais na forja?
Insegurança nos Açores??
Há cada vez mais assaltos e roubos, mas não de igual modo em todas as localidades dos Açores. Felizmente.
O certo é que onde há mais ocorrências desse tipo é onde a polícia não faz sentir o seu peso. Será porque não quer? Será porque não pode? Será porque não é apoiada por câmaras municipais e governos?
Pode ser que agora, que alguns políticos açorianos já foram alvo de roubos, se veja alguma acção reforçada por parte da polícia. É que nem a fruta do presidente da câmara de Vila Franca do Campo escapou...
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
Internet mais rápida nos Açores
- 2 Mb --> 3 Mb;
- 4 Mb --> 6 Mb;
- 12 Mb --> 18 Mb.
No entanto, tenho uma dúvida. E o que acontece a quem tem um plano tarifário com 8 Mb? E com velocidades inferiores a 2 Mb? Alguém sabe o que acontecerá?
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
Voos da SATA mais caros?
domingo, 6 de janeiro de 2008
Crux Ave
Crux Ave por Antero Ávila, cantado e tocado pelo Coro e Orquestra do Conservatório de Angra do Heroísmo. Direcção de Alla Lanova e Elena Kharambura.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
Cumprir contratos ou ganhar votos?
O que fará o governo? Cumprirá o contrato de concessão daquele espaço à Bensaúde ou romperá esse mesmo contrato com intenção de ganhar votos, em Santa Clara e não só, para as eleições que se avizinham?
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
Homem do Ano eleito pelo Diário Insular
O reitor da Universidade dos Açores foi considerado, por aquele jornal, um herói, que nem Hércules que desempenhou doze trabalhos e todos eles com sucesso. Talvez se o reitor não fosse terceirense, o herói seria outro e em vez de herói ele seria talvez aclamado como o cangalheiro da universidade. É que nem doze nem um trabalho sequer é reconhecido a este reitor. Herói seria se ele lutasse contra o poder político regional e acabasse com a tripolaridade da universidade, cortando despesas inúteis e rentabilizando os meios disponíveis e, aí assim, promovesse a instituição que dirige (?)...
Fumar ou não fumar...?
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Quem é a mais sexy?
O que terá a mulher do capote que as outras não têm?